Começa a ser dados os primeiros passos para reabertura do Parque Estadual de Itapeva, em Torres. Atualmente estão sendo realizados esforços para regularização fundiária. Até o momento já foram investidos R$ 9 milhões na compra de propriedades particulares situados na área.
Quase 80% do espaço já está regularizado ou em tramitação, conforme a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Alguns acordos foram feitos direto com os proprietários, outros por meio de ação judicial.
A Sema aprovou Plano de Uso Público da unidade de conservação em maio de 2018. Sem condições de infraestrutura, o parque está fechado há cerca de oito anos.
Em paralelo, o Conselho Gestor do Parque já trabalha na construção do plano estratégico. A expectativa é a implementação de atividades de ecoturismo, como trilhas, circuito de ciclismo e passeio de caiaque na Lagoa do Simão. Também está no projeto estacionamento, lanchonete, cafeteria, mirante e lojas de produtos
O investimento de cerca de R$ 7 milhões será feito por meio de parcerias privadas.
Os serviços serão concedidos em pequenos blocos, mas a gestão da área de pesquisas permanecerá a cargo do poder público.