O nome do ator é Rafael Albuquerque, mas podem chamá-lo de Um Certo Capitão Fernando – nome da peça dirigida pelo dramaturgo Bob Bahlis, que já tem data de estreia: 8 de setembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Fernandão chegou ao Inter em 2004, vindo da França. Na sua estreia, marcou o gol 1000 dos Gre-Nais. Como capitão, conquistou os mais importantes títulos da história colorada: Mundial da Fifa e Libertadores. A montagem tem algumas curiosidades. O ator principal acompanhou a trajetória do ídolo das arquibancadas do Beira-Rio. A viúva de Fernandão, Fernanda, atuou como consultora na recriação do período em que o marido, morto em um acidente de helicóptero em 2014, esteve no Beira-Rio.
A peça, que se passa entre 2004 e 2006, terá ainda atores interpretando os melhores amigos e pessoas importantes da vida do jogador: Fernando Carvalho, Tinga, Rafael Sobis, Iarley, Clemer e Alex, entre outros.
O título do espetáculo é uma homenagem ao maior escritor gaúcho de todos os tempos, Erico Verissimo, que escreveu a série literária O Tempo e o Vento – um dos capítulos se chama Um Certo Capitão Rodrigo. "Valente, bravo e generoso", escreveu Erico.
O diretor Bob Bahlis oferece aos torcedores colorados a chance de participar da peça. É só mandar uma foto com Fernandão para o e-mail minhafotocomfernandao@gmail.com
As imagens serão projetadas em um telão nos dias de apresentação.