O terceiro centro de triagem para detentos no Estado deve ficar pronto antes do prazo. A conclusão está prevista para a próxima semana, depois de cerca de 20 dias de obras. Anexo ao Presídio Central, o espaço poderá comportar 112 presos provisórios.
Até sexta-feira, a PGE ingressará com um mandado de segurança na tentativa de liberar a ocupação da Penitenciária de Canoas 2. No pedido, sustentará que há condições para receber mais 244 detentos no módulo sem comprometer a oferta de serviços e o perfil da unidade – formado por apenados sem ligação com facções.
Na última semana, a Justiça determinou a interdição devido a problemas de estrutura, saúde e higiene que impedem a recuperação de presos.
Aliás
Ex-coordenadora do grupo interinstitucional que discutia a ocupação da Penitenciária de Canoas, a procuradora do Estado Roberta Arabiane Siqueira está entre os finalistas do Prêmio Innovare.
Ela concorre na categoria Advocacia pelo trabalho de humanização do sistema prisional e de ressocialização dos detentos desenvolvido na unidade. O vencedor será anunciado em cerimônia no dia 5 de dezembro, no STF.