A grande movimentação de caminhões próximo ao Presídio Central, na zona leste de Porto Alegre,na manhã desta sexta-feira (10), marcou o início da montagem do novo Centro de Triagem da Capital. Cerca de 15 caminhões carregando monoblocos de concreto reforçado chegaram ao local por volta das 6h.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o novo centro terá espaço para 112 presos provisórios e ficará em pátio anexo ao presídio. A entrega deve ser feita em menos de 30 dias, já que a estrutura vem pronta e resta apenas ser montada e preparado encanamento e fiação.
O contrato para a construção foi assinado na última semana pela SSP. O valor é de R$ 3,2 milhões.
Este será o terceiro centro de triagem de Porto Alegre. Em agosto, o segundo foi construído em 19 dias, também no pátio do Central, com 96 vagas disponíveis. O primeiro foi entregue em fevereiro, no pátio do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF).
Os centro de triagens foram anunciados pelo governo do Estado há um ano, em 9 de novembro de 2016, como parte de um pacote de ações para desafogar as delegacias e viaturas na Região Metropolitana. À época, o secretário de segurança, Cézar Schirmer, afirmou que os dois primeiros ficariam prontos "nos próximos dias", mas a entrega ocorreu meses depois. Foram cinco unidades anunciadas. Somente no dia 30 de outubro, o Governo do Estado confirmou a desocupação das delegacias e viaturas da Região Metropolitana.