Uma sessão especial na Cinemateca Capitólio vai celebrar os 20 anos do surgimento da produtora Clube Silêncio, formada em Porto Alegre pelos diretores Gustavo Spolidoro, Fabiano de Souza, Gilson Vargas e pelo montador Milton do Prado. Com entrada franca e projeção em 35mm, serão exibidos quatro curtas-metragens: Cinco Naipes (2004), de Souza, Messalina (2004), de Cristiane Oliveira, Início do Fim (2005), de Spolidoro, e Dois Coveiros (2008), de Vargas. Depois, o quarteto de realizadores participa de um debate com a crítica e pesquisadora Fatimarlei Lunardelli.
O nome da produtora foi inspirado na boate Club Silencio, cenário do filme Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch. A Clube Silêncio durou cinco anos, período no qual lançou ou coproduziu oito curtas, dois especiais de TV e três longas — Cão Sem Dono (2006), de Beto Brant e Renato Ciasca, Ainda Orangotangos (2007), de Spolidoro, e A Última Estrada da Praia (2010), de Souza.
A história, a temática e a estética da Clube Silêncio motivaram o cineasta e pesquisador Boca Migotto, autor do documentário Filme Sobre um Bom Fim (2015), a escrever uma tese de doutorado que resultou no livro Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre (2022) e no documentário homônimo, lançado em 2023.
Confira as sinopses divulgadas dos quatro curtas da sessão deste sábado:
Cinco Naipes (2004)
De Fabiano de Souza. Sexo, mentiras e cartas. Cinco personagens perdidos entre o desejo e os papéis familiares. Cinco naipes jogados em um labirinto de paixões. Ganhou mais de 20 troféus em diversos festivais, como o prêmio de aquisição da RTP TV, no Festival de Santa Maria da Feira (Portugal). Elenco: Pedro Santos, Janaina Kremer, Corel Monteiro, Rafael Tombini e Luiz Paulo Vasconcellos.
Messalina (2004)
De Cristiane Oliveira. Um telefone público insiste em tocar numa avenida de Porto Alegre. Isabel, uma jovem cega, atende o chamado. Um convite pouco comum faz com que ela mergulhe numa fantasia que irá ajudá-la a quebrar os limites impostos por sua deficiência. Recebeu mais de 10 prêmios, como os troféus de melhor roteiro e melhor atriz no Festival de Brasília. Elenco: Vanise Carneiro, Marcos Verza, Charlie Severo, Liane Venturella, Elma Soares e Nádia Mendes.
Início do Fim (2005)
De Gustavo Spolidoro. Um homem desiste. Depois de vencer a Mostra Assembleia Legislativa do Festival de Gramado, o curta recebeu o prêmio Jameson Short Film Awards no Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Foi exibido nos festivais de Sundance e Roterdã. Elenco: Nilsson Asp.
Dois Coveiros (2008)
De Gilson Vargas. Na esterilidade de um deserto sem fim, dois irmãos cavam sem trégua, enquanto aguardam sem perceber o tempo, algo que nunca chega. Elenco: Leonildo Araújo e Leosino Araújo.
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano