Antes de entrar em férias (desta terça, dia 2, até 21 de janeiro), preparei algumas colunas de gaveta, que vão ser publicadas durante a minha ausência.
Para montar a primeira lista da temporada 2024, convoquei os leitores da coluna que integram nosso grupo de WhatsApp, que é exclusivo para assinantes — se você quiser participar, mande mensagem para o número (51) 98031-5005.
A turma fez uma seleção de filmes — todos disponíveis no streaming — que são justamente sobre férias. Mas não tem só comédia, não. Há espaço para cinema-desastre, musicais românticos, histórias tristes ou até de terror (uma pena que ainda hoje esteja inédito no Brasil o dinamarquês Speak No Evil, lançado originalmente em 2022). Clique nos links se quiser saber mais.
1) Aftersun (2022)
Dica de Marcelo Gonçalves e do colunista, que escreve: "Em menos de duas horas e com basicamente três personagens, a diretora Charlotte Wells conta uma história com toques autobiográficos sobre a viagem de férias que um pai divorciado e sua filha de 11 anos empreenderam pela Turquia, na década de 1990, quando a Macarena ainda era coqueluche mundial. Ele é Calum, interpretado por Paul Mescal. Ela é Sophie, vivida pela novata Frankie Corio. Ambos estão encantadores, e a química entre os dois opera a mágica de acharmos que são pai e filha de verdade.
A terceira personagem importante em Aftersun é a Sophie 20 anos mais velha (Celia Rowlson-Hall). Ela surge no reflexo de uma TV, assistindo às cenas do passeio gravadas por uma filmadora caseira. Sophie também é vista no que parece ser uma festa, onde a luz estroboscópica do ambiente também funciona como uma representação do quanto a perturba revisitar suas recordações. Seu olhar melancólico completa o alerta: durante aqueles dias ensolarados na Turquia, em meio aos banhos de piscina e aos mergulhos no mar, às tardes no fliperama e às noites no karaokê, às piadas internas ("Torremolinos!") e às bebidas coloridas, algo aconteceu, algo se perdeu, algo se quebrou". (MUBI)
2) Amizade de Férias (2021)
Dica de Gabriel Aparecido Rosa: "O filme dirigido por Clay Tarver apresenta um humor ácido, explorando situações absurdas quando um casal certinho, durante férias no México, acaba conhecendo os malucos Ron e Kyla. É uma comédia para relaxar o cérebro e dar boas risadas". (Star+)
3) Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)
Dica de José Leandro Schalanski: "O filme de Emile Erdolino marcou uma geração e tornou-se um clássico. Tem muitos dos elementos que tornam as férias de verão inesquecíveis quando se é adolescente — romance, drama, festas, descobertas — e uma trilha sonora que é a cara dos anos 80". (Canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
4 e 5) Esqueceram de Mim (1990)/ Esqueceram de Mim 2 (1992)
Dicas de Suelen Schardong: "Os filmes de Chris Columbus marcaram a infância de algumas gerações e evocam um indescritível sentimento de nostalgia. Divertem e emocionam, além de permitir tomar parte na realização de uma fantasia de muitas crianças: ter a casa só para si". (Disney+)
6) Férias Frustradas (2015)
Dica do colunista: "Que o ator australiano Chris Hemsworth tem veia cômica, isso Thor: Ragnarok (2017) e sua versão O Grande Lebowski do Deus do Trovão, em Vingadores: Ultimato (2019), já haviam nos mostrado. O que me surpreendeu foi o desprendimento — literalmente — dele em Férias Frustradas (2015), que revisita a cinessérie cômica dos anos 1980. O protagonista do filme, na verdade, é Ed Helms (o Andy Bernard de The Office e o dr. Stu Price de Se Beber, Não Case!), no papel de Rusty Griswold, que decide levar sua esposa, Debbie (Christina Applegate), e seus dois filhos ao Walley World, um famoso parque de diversões. Mas, claro, tudo dá errado. Um dos responsáveis é o personagem de Hemsworth, Stone Crandall, um garanhão casado com a irmã de Rusty e bastante despudorado — digamos que, nesta comédia, encontramos outro sentido para o martelo de Thor!". (HBO Max)
7) As Férias da Minha Vida (2006)
Dica de Elisabete Sefin: "Dirigida por Wayne Wang, é uma comédia romântica com a Queen Latifah, de quem gosto muito. Ela faz uma personagem que descobre estar sofrendo de uma doença terminal, então passa a dar mais valor à vida, abandona tudo e viaja para a Europa, onde vive como uma milionária em um hotel de luxo". (Canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
8) A Filha Perdida (2021)
Dica de Mariana Schneider. "Neste filme de Maggie Gyllenhaal que adapta romance de Elena Ferrante, Leda (Olivia Colman) vai passar as férias na Grécia, hospedando-se em um hotel na beira da praia. Ao observar a rotina de uma mãe jovem com uma criança pequena, revive memórias e emoções ao pensar na sua relação com a própria filha". (Netflix)
9) Força Maior (2014)
Dica de Vieira da Cunha e de Marilise De Zotti, que escreveu: "Família sueca vai para as montanhas esquiar, e uma avalanche mostra a verdadeira personalidade dos personagens. O filme de Ruben Östlund causa muita inquietação no telespectador. Foi premiado em Cannes na mostra Um Certo Olhar". (Amazon Prime Video)
10) Houve uma Vez Dois Verões (2002)
Dica de José Leandro Schalanski e de Maurício Reis: "O diretor Jorge Furtado narra os encontros e desencontros de um jovem casal durante duas temporadas no litoral norte do Rio Grande do Sul", escreveu Schalanski. "Aqui, impossível não se conectar à memória afetiva para quem veraneou por aquelas praias e se aventurou pelas máquinas de fliperama. A trama é simples, mas criativa, e Furtado utiliza-se de um fato real para unir os protagonistas. A trilha sonora inclui Papas da Língua, Wander Wildner, Ultramen e Nei Lisboa.". Reis definiu: "O coming of age gaúcho". (Globoplay)
11) O Impossível (2012)
Dica de Débora Motta: "Dirigido por J.A. Bayona, é baseado na história real de uma família espanhola (inglesa no filme) que em 2004 viaja para passar as festas de final de ano na Tailândia, quando ocorre um tsunami de proporções catastróficas. Um filme com ótimas atuações (Naomi Watts, Ewan McGregor e Tom Holland) e efeitos muito bem realizados". (Amazon Prime Video e Netflix)
12) Naquele Fim de Semana (2022)
Dica de Berenice Alves Rosito: "Duas amigas planejam uma viagem de final de semana que começa muito bem, até que uma delas desaparece. Com direção de Kim Farrant, achei um excelente suspense, prende do início ao fim". (Netflix)
13) A Praia (2000)
Dica de Diego Goulart: "Dirigido por Danny Boyle e protagonizado por Leonardo DiCaprio, não é exatamente um filme sobre férias, mas uma aventura que parece se direcionar para um lugar maravilhoso com todos em perfeita sintonia, até que aos poucos os planos e a ideia inicial começam a ruir com os eventos que começam a ocorrer". (Star+)
14) Procura-se (2020)
Dica de Álvaro Schio: "O final é pra lá de surpreendente neste suspense de Peter Facinelli, também conhecido pelo título Sem Rastros ou Desaparecida. Na trama, casal e filha pequena saem de férias e acampam num camping de trailers, quando a filha desaparece misteriosamente". (Canal Telecine do Amazo Prime Video e do Globoplay)
15) Violência Gratuita (1997)
Dica de José Leandro Schalanski: "Em férias à beira de um lago austríaco, uma família é ameaçada por uma dupla de sádicos. Dirigido por Michael Haneke, o filme explora muito bem o voyeurismo do espectador, com momentos de muita tensão e sem concessões fáceis, o que o torna perturbador". (Reserva Imovision)