Cartaz do Supercine da RBS TV à 1h05min deste domingo (5), Spring Breakers: Garotas Perigosas (2012) é um filme que serviu como rito de passagem para duas atrizes famosas por conta de produções da Disney: Selena Gomez e Vanessa Hudgens. Mostra que astros infantis e adolescentes não apenas crescem — também passam a lidar com temas mais pesados, trocando as cores do mundo do Mickey pelas sombras da vida.
Apresentado na competição do Festival de Veneza, Spring Breakers foi dirigido por Harmony Korine, cineasta estadunidense conhecido por suas incursões realistas e por vezes soturnas no universo juvenil circundado por sexo, drogas e violência — ele é roteirista dos polêmicos Kids (1995) e Ken Park (2002).
Selena tinha 20 anos quando o filme estreou, e Vanessa, 23. A primeira havia despontado na TV integrando a turminha de amigos do dinossauro Barney e chegou à Disney aos 14 anos. Não demorou a deixar o posto de coadjuvante de atrações como Hannah Montana, alter ego de Miley Cyrus. Selena foi protagonista de séries como Feiticeiros de Waverly Place (2007-2012) e de filmes como Outro Conto da Nova Cinderela (2008) e Programa de Proteção para Princesas (2009). Engatou ainda uma bem-sucedida carreira musical, investindo num pop com acento latino.
Vanessa ficou conhecida pelo papel da heroína colegial Gabriella Montez no fenômeno High School Musical, com três filmes entre 2006 e 2008. Antes mesmo de Spring Breakers ela já vinha se aventurando por cenários mais barra-pesada, vide Sucker Punch (2011). Depois, apareceria em títulos como Machete Mata (2013), Em Busca de um Lar (2013), no qual faz uma adolescente grávida que foge da mãe abusiva, a comédia de horror Guerra dos Monstros (2015) e o suspense Polar (2019). Mas vale dizer que nos últimos anos voltou a estrelar filmes com cara da Disney, como A Princesa e a Plebeia (2018) e Um Passado de Presente (2019).
Em Spring Breakers, Vanessa e Selena têm como parceiras no elenco Ashley Benson, então com 22 anos, conhecida no Brasil pela série Pretty Little Liars, e Rachel Korine, 26, esposa do diretor. O filme conta a história de quatro amigas que sonham em passar as férias de verão na Flórida, onde esperam encontrar festas sem fim. Como não têm grana, elas cometem um assalto para viabilizar a viagem. A farra é tanta na praia onde todos bebem, fumam e cheiram, que as garotas acabam cruzando com o traficante e DJ Alien, vivido por James Franco (em atuação bastante elogiada pelos críticos dos Estados Unidos).
Com o marketing focado na presença "transgressora" de Selena e Vanessa, Spring Breakers arrecadou seis vezes mais do que custou: foram US$ 31,7 milhões nas bilheterias. Durante as entrevistas para a imprensa internacional em Veneza, Selena disse que pediu para viver a personagem mais comportada do quarteto, menina que é a voz da consciência do grupo, em vez daquela que pega mais pesado.
— Ser da Disney me rotulou. Esse projeto foi a oportunidade para eu crescer como atriz. Fiz coisas que nunca imaginei que poderia fazer em um filme. Eu fiz muito pelos meus fãs, esse filme foi para mim — disse Selena em Veneza.
A explicação é semelhante àquela dada recentemente por Zendaya, que completou 25 anos em 1º de setembro, ao falar de seu trabalho na série Euphoria (2019) e no filme Malcolm & Marie (2021).
— Eu tenho interpretado garotas de 16 anos desde que eu tinha 16 anos. É difícil para as pessoas assimilarem a ideia de que eu cresci na vida real — afirmou a estrela do seriado da Disney Shake It Up (2010-2013), conhecido no Brasil como No Ritmo, e a MJ dos filmes do Homem-Aranha.