Uma página fundamental da música feita no Brasil. Não, não me equivoquei, se você pensou isso quando falei no país, e não no Rio Grande. Engana-se quem acredita que o Conjunto Farroupilha foi — e é — importante apenas por aqui. Primeiro grupo brasileiro com vozes masculinas e femininas, foi um marco na construção de um mercado de música regional ao mesmo tempo em que alcançou repercussão nacional e internacional. E agora toda essa história revive em um projeto de pesquisa comandado pela etnomusicóloga da UFRGS, professora Luciana Prass.
Lembro e mantenho com muito carinho o vinil Gaúchos em Hi Fi, que era de meus pais e tocava sempre lá em casa. Guardo com carinho, também, a oportunidade de ter reinterpretado esse repertório em um projeto chamado Palco do Rio Grande, comandado por Luiz Carlos Borges e Vinicius Brum em Porto Alegre, e ter na plateia vários deles.
O maestro Tasso Bangel foi o impulso dessa ideia, que reúne também alunos da universidade. Luciana contou-nos, no programa Galpão Crioulo a ser exibido em 25 de janeiro, que foi Bangel que chegou ao Instituto de Artes da UFRGS carregando uma mala de partituras. Um tesouro, é bem verdade. Depois foram fotos, discos e as famílias de outros integrantes fornecendo as memórias que guardavam.
Eles tocaram no rádio, na televisão, nos voos da Varig, gravaram o repertório folclórico gaúcho ao mesmo tempo em que cantaram samba e foram precursores na divulgação da bossa nova fora do país. Tudo isso pilchados! Iná, uma das vozes femininas do conjunto, era a cantora da Rádio Farroupilha antes de Elis Regina. Como eu disse: uma página de ouro da música brasileira que agora está mais viva por meio da pesquisa disponibilizada no site ufrgs.br/tassobangel/. Vale a pena a visita!
O Alegrete será invadido de novo
Os irmãos Müller, por acaso meus manos, botaram todo mundo pra rir quando realizaram o curta-metragem A Invasão do Alegrete, premiado no Brasil e no Exterior. O filme completa agora 10 anos e quem ganha o presente somos nós. Para comemorar a data, lançam o projeto A Invasão do Alegrete 2 — O Inimigo Agora É Outro.
O roteiro homenageia os atores gaúchos Miguel Ramos e Marcos Barreto, que estiveram na primeira produção e já faleceram; além de contar com elenco de peso: Os Homens de Perto Rogério Beretta, Zé Victor Castiel e Oscar Simch e o comediante Nelson Freitas. Para o roteiro sair do papel, os guris buscam patrocínio. Se tiveres interesse, basta entrar em contato pelo e-mail ainvasaodoalegrete2@gmail.com.