Começa no próximo dia 17 e vai até 26 de janeiro a 30ª Fiesta Nacional del Chamamé e 16ª Fiesta del Mercosur, em Corrientes, na Argentina. Iniciativa que busca integrar as pátrias chamameceras, o evento, que neste ano conta com o slogan “Nuestra Manera de Ser”, mais uma vez leva ao palco argentinos, brasileiros e paraguaios, lugares por onde esse ritmo ternário faz bem mais do que mexer o corpo.
Na lista dos gaúchos estão Juliano Javoski, Yangos, o projeto Pulso Livre, Renato Fagundes e o argentino-gaúcho Lucio Yanel, além dos sul-matogrossenses Mauricio Brito e Humberto Yule, e Marlon Maciel. Entre os consagrados hermanos que se apresentam, nomes como Antonio Tarrago Ros, Mario Bofil, Chango Spasiuk, Raulito Barbosa, Ramon Ayala, Rudi flores e por aí vai. A lista completa vocês encontram no site fiestanacionaldelchamame.com. Tem transmissão ao vivo e muito sapucay!
Sereno e belo 2020
Um ano bonito não apenas no número: 2020 chega cheio de novidades. Venho de uns dias de férias no Uruguai, em La Paloma, mais precisamente na praia de La Serena. Há mais de 10 anos, músicos dos quatro cantos do mundo reúnem-se a favor da arte para dias de criação e descanso. A ideia começou em razão de um conhecido do público porto-alegrense, Daniel Drexler, e sua comemoração de aniversário. Desse encontro informal, nasceu um festival, Las Serenadas. Em quatro noites no clube da cidade e na beira da praia, reuniu nomes brasileiros, uruguaios, argentinos, peruanos, chilenos, espanhóis e por aí vai.
Nesse cenário é preciso destacar um gaúcho agregador e "andarilho" da arte que, além de fazer suas conexões musicais, consegue unir artistas por lá. Zelito Ramos, de Santo Antônio da Patrulha, é figura por demais interessante na composição e convivência. Recomendo!
Destaque para a participação dos gaúchos Pirisca Grecco e Comparsa Elétrica, Fabricio Gamboji, Clarissa Ferreira, Pedro Borghetti, Emily Borghetti, Paola Kirst, Guilherme Ceron, Gustavo Oliveira e Filipe Catto, que estiveram sonorizando a praia uruguaia; além da curitibana Ju Cortes e dos paulistas do grupo 5 a Seco. Só para citar alguns dos brasileiros. Vale dar uma pesquisada no Spotify na playlist "Festival Serenadas 2020" e conferir um pouco do que de bom vem sendo feito na América Latina. Baita trilha pra começar 2020.
Sábado na TV
E não é que as manhãs de sábado agora também têm sonoridade regional gaúcha? A grande novidade do Galpão Crioulo para 2020 é o horário na programação da RBS TV. Sábados, às 8h, estaremos cevando um mate com vocês, ampliando a tradição dos domingos na TV. Vale dizer que esse é um pedido antigo do nosso público que não acorda tão cedo.
O novo horário vai trazer ainda mais visibilidade aos artistas gaúchos e ao conteúdo regional que produzimos pra vocês. A estreia é no próximo dia 18. Faz um bom mate e te vai pra frente da televisão que a gente te espera, sempre cheios de boas energias, além dos convidados Gaúcho da Fronteira, a gaiteira Bia Socek, Ernesto Fagundes, Voca Pampa e o ator Cris Pereira e seu personagem Gaudencio.