A formação de público e de novos artistas é um caminho importante a ser percorrido na consolidação da cultura regional. Assim, é possível incentivar a ligação da rítmica com as temáticas gaúchas. Alguns artistas dedicam seu tempo a isso. É o caso do bajeense Marcello Caminha , que há mais de 15 anos tem se dedicado também à formação de violonistas e à perpetuação dos ritmos do cancioneiro do sul do Brasil.
Marcello é professor de violão desde 1983. Em 2001, começou o projeto Violão Gaúcho, com oficinas por várias cidades do Estado. Em 2010, os conhecimentos foram traduzidos no DVD Vídeo aula do violão gaúcho, primeiro material em vídeo didático da música nativista. Em 2015, a relação com a tecnologia começou a se estreitar na propagação desses conteúdos e, este ano, está disponível um curso online, facilitando o acesso a alunos mundo afora.
Formado veterinário, foi na música que Marcello encontrou-se com seu talento e aptidão. O músico cumpre um papel fundamental: mais do que ensinar a tocar violão, fala da regionalidade do toque, do repertório e da peculiaridade da música feita no Rio Grande do Sul. Que importante contribuição ao regionalismo nos dá! Agora, também lança o songbook Imagens, no qual apresenta 10 músicas do seu repertório e ensina a cantar e tocar, com partituras, tablaturas, cifras, letras, ilustrações e ainda, orientações musicais completas, inclusive sobre o linguajar característico da fronteira, sua região de origem. Se depender de artistas como ele, as novas gerações estão servidas de informação.