Queijo gaúcho
Sim, assumo meu vício em queijos. Especialmente pelos artesanais e, cada vez mais, pela produção gaúcha. Hoje trago mais uma dica, um queijo que recebi do Clube do Queijo Artesanal Gaúcho nesse último mês. A Locanda Moscerino é uma proposta de queijaria nascida da paixão do chefe de cozinha Luiz Carlos Moschen pela culinária e seu interesse por produtos regionais.
As receitas são francesas e feitas de forma artesanal. Hoje a queijaria produz 10 tipos de queijos e está testando um diferenciado para fondue. O leite é pasteurizado, oriundo de vacas holandesas e Jersey.
Minha dica é o Camembert, de textura macia, suave e cremosa, sem sabor forte; e o Brie Noir, com sabor defumado e bem lácteo. Ambos combinam perfeitamente com vinhos Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Mais informações nas redes sociais @iroots.comidaraiz.
Concurso de Queijos
E já que estamos falando de queijos gaúchos, de 26 a 28 de maio, vai rolar o 2º Concurso de Queijos Artesanais do RS na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro de Porto Alegre.
O concurso terá ainda a categoria de doces de leite artesanais e trará uma programação muito bacana com oficinas, exposição, comercialização de produtos e palestras técnicas. Em sua primeira edição, em 2022, o Concurso de Queijos Artesanais do RS reuniu 44 queijarias do Estado que inscreveram 99 variedades de queijos. A promoção é da Associação Gaúcha de Laticínios (AGL), Emater/RS e Sebrae RS.
Frango assado da Chef
O café da manhã de sábado e o almoço de domingo estão entre os meus momentos preferidos. E no último fíndi provei em casa o delivery de frango assado que a chef Juliana Corrêa, a Chef Ju, abriu com seu irmão mais velho, Paulo Roberto.
Foi uma surpresa deliciosa! Especialmente porque estava em meio à mudança – algo que descobri que só termina mesmo quando começar a próxima – e a pausa para um frango muito bem temperado, tenro e suculento foi perfeita. O tempero, segundo a Ju, é de família e secreto. O “caldinho” do frango fica um delícia misturado com o arroz ou a farofa de panko, que junto da maionese, da polenta crocante e de uma caixa de chocolates Bis (melhor sobremesa, vai dizer?) acompanham a entrega.
O kit completo custa R$ 129,90, serve até quatro pessoas e precisa ser encomendado de segunda a sábado, via WhatsApp, para ser entregue no domingo ou retirado no local. O pagamento é somente por Pix. WhatsApp (51) 99410-0921. Redes sociais: @frangoemcasaby.
Cabobu em Pelotas
Ocorre até esse domingo, na cidade de Pelotas, o Cabobu, um festival musical público, gratuito, étnico racial e inclusivo. A história da Festa dos Tambores começa em 1999, sendo o nome Cabobu uma homenagem do músico e percussionista Giba Giba (falecido em 2013) aos músicos Cacaio, Boto e Bucha.
A música e cultura pretas do Rio Grande do Sul são celebradas com apresentações, no Palco Giba Giba (no Largo do Mercado Central de Pelotas), de artistas como as incríveis 50 Tons de Pretas, o trio AfroEntes e o regueiro Paulo Dionísio. Ao mesmo tempo, ocorrem mesas redondas na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Cel. Pedro Osório, 103) sobre relações de gênero, racismo estrutural e outros temas atuais. Rolam também oficinas sobre produção de tambor sopapo e percussão para crianças e adolescentes. A programação completa está no site cabobu.com.