A compreensão da nossa existência como cidade e comunidade passa, imprescindivelmente, pelo reconhecimento dos povos originários do Rio Grande do Sul.
Nos últimos anos venho conhecendo com mais proximidade algumas comunidades indígenas do interior do Estado, e a cada novo encontro me surpreendo com a riqueza do que aprendo e com uma visão de mundo diversa e muito mais voltada ao movimento natural da vida.
Hoje a dica para vocês é a exposição O Olhar de Xunú – Fotografia da Resistência, no Projeto Potência da Galeria Ecarta. O trabalho do fotógrafo e cineasta indígena Vherá Xunú fica em cartaz até 23 de abril. Com 30 anos, é a primeira exposição individual desde que começou a registrar a vida dos parentes de sua etnia, o povo Mbya Guarani, há sete anos. Nas fotos, cenas cotidianas da sua aldeia Tekoá Pindó Mirim, em Viamão, onde vivem 25 famílias.
A visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, na Av. João Pessoa, 943, em frente ao Parque Farroupilha (Redenção). Entrada grátis.
Feira Menu
Neste sábado (25), rola a primeira edição da Feira Menu, uma iniciativa da Muá Cafés Especiais que reúne produtores de especialidades gastronômicas artesanais e locais.
A feira, que é exclusiva de culinária e utilitários, vai oferecer pães, doces, temperos, antepastos, salgados, defumados, produtos veganos, cerveja artesanal e muito mais. Tudo feito localmente.
O evento é na Via Trastevere, na Travessa da Paz, 44, bairro Farroupilha, Porto Alegre. Mais informações no perfil do Instagram @feiramenu.
Mesa preciosa
Sou apaixonada por fazer refeições em uma mesa posta. E a mesa pode ser em qualquer cantinho da casa, ou até nem ser mesa – rola em um piquenique, na beira da praia, em viagens. Curto taças, pratinhos, tudo que uma taurina merece para o melhor momento: comer.
Por isso me apaixonei pelos produtos em pedra natural da Kûara, marca criada pela Luciana Guindani em 2020. No mesmo movimento de reinvenção de muitas artesãs durante a pandemia, Luciana começou a produzir bandejas para petiscos, espátulas, tampas para vinhos, kit lavabo e o que, inclusive, já tenho em casa – os marcadores para diferenciar uma taça da outra.
O termo guarani Kûara significa sol e tem relação direta com a luminosidade e o brilho das peças, já que a maioria leva um banho de ouro na borda.
As vendas são online, mas a Luciana deixa o WhatsApp dela à disposição para ajudar os clientes na escolha das peças para cada ambiente e ocasião. Os produtos são feitos em Porto Alegre e já foram vendidos até para o Exterior. O WhatsApp é o (51) 99955-0570 e o site, kuarajoias.com.br. Redes sociais: @kuarajoias.
Céu, Sol, Sul
Sugestão de vinho Merlot, produzido pela Sommelier Vinhos em parceria com a Vinícola Bebber, de Flores da Cunha: o Céu Sol Sul.
São quatro tipos diferentes – Merlot, Tannat, Chardonnay e Cabernet Sauvignon. A ideia são rótulos despojados, um nome representativo da cultura gaúcha e vinhos fáceis, mas muito bem produzidos.
O Merlot é delicioso. Tem médio corpo, bem delicado e elegante em boca, e com leve passagem por barricas de carvalho. Harmoniza superbem com pratos leves e pouco condimentados, queijos com pouca maturação e carnes grelhadas. Em casa, acompanhamos com um assado na parrilla em um dia quente e foi perfeito!
O vinho está à venda por R$ 59 na sommeliervinhos.com.br.