O título um pouco exagerado e impreciso serve apenas para demarcar uma área específica do centro de Porto Alegre: a Praça da Matriz ou, por seu nome oficial, a Praça Marechal Deodoro. Ela é o tema deste texto por vários motivos, alguns com data e hora marcada: o primeiro é a possibilidade de fazer mais uma das Visitas Culturais à Catedral Mãe de Deus e Cúria Metropolitana, para conhecer sua história, sua edificação e seu acervo, no dia 22 de julho, com mediação da historiógrafa e arquivista Vanessa de Gomes Campos e da museóloga Caroline Zuchetti. Mas há outros.
Aberto há não muito tempo, o próprio Café da Catedral tornou-se sucesso de público, às vezes com filas enormes para acesso. Não vou enumerar todas as atrações dessa praça que concentra os Três Poderes e mais, mas gostaria muito de incentivá-lo a fazer esse roteiro, por conta própria ou guiado, como sugere o recém-lançado Pelas Ruas de Porto Alegre, da jornalista e guia de turismo Maria Lúcia Badejo. Para conferir o e-book gratuito e os roteiros que se iniciaram no dia 15, acesse badejo.com.br/pelas-ruas-de-porto-alegre.
1) Visita Cultural à Catedral e Cúria Metropolitana
Como escrevi na abertura do texto, tem visita guiada à Catedral e Cúria Metropolitana no próximo sábado (22). É parte do projeto que, uma vez por mês, percorre igrejas católicas da Capital. Já o Café da Catedral, também mencionado, fica nos jardins do templo, junto ao Salão Nobre — acesso entre a Catedral e o Piratini, onde também há mais um ponto de interesse, a estátua do ex-governador Leonel Brizola (1922-2004) —, em geral com funcionamento de quinta a sábado, das 16h às 21h, dependendo dos eventos (para confirmar, acesse @salaonobrecatedral). Pode abrir inclusive em outros dias da semana, e não aceita reservas.
Para ir
- 22 de julho, às 10h, duração de 2 horas
- Encontro na Cúria Metropolitana (Rua Espírito Santo, 95)
- R$ 10 por pessoa (em dinheiro, no local)
- Inscrições: gzh.rs/3pPZNoY
2) Visita guiada ao Palácio Piratini
Desde 2021, quando a sede do Executivo estadual completou um século, qualquer pessoa pode passear pelo prédio em estilo eclético por meio de um tour virtual (palaciopiratini.rs.gov.br/tour-virtual). Mas que tal ir até o Piratini e percorrê-lo pessoalmente? As visitas ocorrem de segunda a sexta e podem sofrer alterações por conta da agenda. O salão principal da ala governamental está em restauração, assim como fachadas e outras partes do prédio, mas, assim que ficar tudo pronto, espera-se em agosto, a ala residencial voltará a ser aberta para visitas. Há tours especiais também para estudantes de Comunicação.
Para inscrições individuais: palaciopiratini.rs.gov.br/visita-guiada-individual
Para grupos com mais de 10 pessoas: agendar pelo e-mail palacio-piratini@gg.rs.gov.br
3) Theatro São Pedro
Ainda que não haja uma agenda de visitas para este mês, fique atento ao site do teatro (theatrosaopedro.rs.gov.br) que completou 165 anos em junho — o roteiro vale a pena e você verá a mais antiga casa de espetáculos da cidade de um jeito diferente, tendo a perspectiva do palco para a plateia, como os artistas que ali se apresentam. O São Pedro é um marco da cultura da cidade, fechado quase em ruínas em 1973, depois de um século de existência, e renascido em 1984. Confira, no mesmo site indicado acima, a programação cultural e artística e as atrações do Multipalco, que incluem o restaurante Du'Attos, na Praça Multipalco, aberto de segunda a sábado para almoço, e o Teatro Oficina Olga Reverbel, inaugurado em março.
Outras atrações na redondeza
- A própria praça: seu principal monumento, de 1913, homenageia Júlio de Castilhos e foi recém remodelado
- Biblioteca Pública do Estado: de 1912, está passando por restauração e, além do acervo, tem oferecido eventos culturais e recitais
- Hotel Praça da Matriz: construído para ser uma residência, foi transformado em hotel no final dos anos 1970
- Museu Júlio de Castilhos: o mais antigo museu do Rio Grande do Sul, completou 120 anos em janeiro
- Memorial do Legislativo: inaugurado em 1790, resistiu ao tempo e é considerado o mais antigo prédio da Capital
- Pinacoteca Ruben Berta: desde 2019 fica nesse casarão do século 19 e tem um acervo mantido pela prefeitura de Porto Alegre
- Solar dos Câmara: residência mais antiga da Capital, pertence à Assembleia Legislativa e tem atividades culturais regulares
- Palácio Farroupilha (Assembleia Legislativa)
- Palácio da Justiça
- Memorial do Ministério Público
- Solar Palmeiro