Badalados e visitados por milhares de turistas, o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra são de imediato lembrados ao se falar em Bento Gonçalves. Mas o interior do município da Serra tem outros pontos interessantes.
Numa viagem a Veranópolis, tempos atrás, percorri parte do roteiro Vale do Rio das Antas e o distrito de Tuiuty. Na última, tomei outro rumo, em direção ao distrito de Faria Lemos, na Rota das Cantinas Históricas. A paisagem é semelhante: estradas sinuosas, colinas recobertas de parreirais, pequenas igrejas, vinícolas.
Faria Lemos tem um "centrinho", com igreja, salão paroquial, escola, casa de cultura, subprefeitura. Ao lado da igreja, subindo ao alto do mirante do campanário, dá para vislumbrar a região. As escadas são bem suaves e valem o pequeno esforço. Logo abaixo, na estrada que leva a Guaporé, fica uma de suas vinícolas, a Cristofoli Vinhos de Família. Era esse o meu destino para almoço. Não exatamente, já que eu estava ali numa sexta-feira e no restaurante, aberto há poucos meses, só era servido almoço harmonizado aos sábados, a não ser com agendamento de um número mínimo de pessoas.
Nem seria preciso tanto. A tábua de frios e as bruschettas deram conta da fome. Comi no porão da casa, agradável não só em termos de temperatura, mas de ambientação. A cantina fica em frente e produz, me contam, 50 mil garrafas/ano — a história do vinho é antiga aqui e já está na quarta geração, com a Bruna e o irmão Lorenzo e a prima Letícia tomando a frente dos negócios.
Para acompanhar meu "almoço" (se você for ao site da vinícola, ele está indicado como "spuntino", um lanchinho), aceitando o conselho do sommelier, tomei uma taça de vinho rosé de sangiovese. No mesmo porão, você pode comprar não só os vinhos e espumantes da Cristofoli, mas também outros produtos locais. Há mais possibilidades de refeição/passeios: além dos já citados, você pode fazer piquenique sob os parreirais ou degustação de vinhos harmonizada com queijos — na vindima há outras opções.
Foi uma passagem meio rápida, já que o tempo era apertado, mas não quis deixar de percorrer o trajeto entre Faria Lemos e Garibaldi pelo interior do Vale dos Vinhedos. A estrada é de chão — o asfalto para a ligação com o vale é reivindicação antiga —, não há sinalização e, como me disseram, vai-se meio pela intuição. É claro que parar e perguntar duas vezes ajudou a me manter no caminho certo, mas não houve maiores dificuldades.
Outras atrações na Rota das Cantinas Históricas
- Casa Adesso
- Casa Dequigiovanni
- Dal Pizzol Vinhos Finos e Ecomuseu
- Estrelas do Brasil
- Restaurante e Lancheria Faria Lemos
- Vinícola Mena Kaho e Hospedaria Casa de Pedra
- Vistamontes Vinícola
Mais em cantinashistoricas.com.br
Para ficar
Se quiser se hospedar em Faria Lemos, há uma pequena pousada aberta em fevereiro último. A Videirando (@cabanasvideirando) tem apenas três cabanas, todas com vista para os vinhedos da região. Na própria área da pousada há um vinhedo/jardim para encantar os hóspedes em qualquer estação. Junto à Vinícola Mena Kaho (vinicolamenakaho_oficial) há ainda a Hospedaria Casa de Pedra.
Para passar e parar
Chamou minha atenção uma construção de pedra moderna no Vale dos Vinhedos, mas não havia tempo para uma parada. Depois, fui conferir o que era e descobri que fica ali, no Vista Vino, o recém inaugurado Apino Vinho e Cozinha, restaurante do chef Rodrigo Bellora, o mesmo do Valle Rústico, de Garibaldi, e de outros empreendimentos gastronômicos. Nesse espaço ficam ainda uma doceria, uma sorveteria, um bar de drinks, uma pizzaria e área de eventos. É no Vale dos Vinhedos, pela RS-444, subindo a Alameda Champenoise. Veja mais em vistavino.com.br
A volta do caderno Viagem
Na próxima terça-feira, dia 18, a coluna estará em novo endereço na sua ZH impressa: o caderno Viagem volta para uma nova temporada de edições especiais. Assim, também retorna a seção Seu Olhar, em que os leitores compartilham fotos de seus passeios. Na estreia, o destino escolhido é o interior do Estado do Rio de Janeiro, incluindo o município de Miguel Pereira, a "Gramado fluminense". Participe enviando uma foto com a descrição, seu nome, a cidade onde mora e a data da viagem para os e-mails seuolhar@zerohora.com.br e ticiano.osorio@zerohora.com.br.