Nas minhas experiências em viagens aéreas de longa duração, considerando só a classe econômica e em variadas companhias, já vi de tudo: comida boa, comida mais ou menos, comida ruim. Ainda que algumas empresas tenham até chefs conhecidos assinando pratos, inclusive na classe econômica, minha expectativa costuma ser não passar fome. Mas e se você tem necessidades especiais? É para aquelas pessoas com restrições alimentares que esta coluna é dedicada: diabéticos, intolerantes a lactose e glúten, vegetarianos, veganos...
Fiz às três principais companhias aéreas que operam no país — Azul, Gol e Latam — as mesmas perguntas, considerando passageiros que precisam dessas refeições. Confira a seguir as respostas:
Que tipo de alimentação oferece?
Azul - Refeições especiais são oferecidas apenas nos voos internacionais de longa duração (EUA e Europa). As refeições para pessoas com restrições alimentares são: para diabéticos, sem glúten, sem lactose, dieta de baixa gordura, alimentos preparados sem adição de sal para dietas com restrição de sal/sódio, vegetariana e dieta de baixa caloria.
Gol - Nos voos domésticos, um mix de snacks, com opções doces e salgadas, que variam conforme a rota, e uma opção de snack infantil, em todos os voos com serviço de bordo (bala Fini) – entre eles, três não possuem glúten. Nos voos internacionais, o cardápio gratuito tem opções de bebidas, lanches e refeições que variam de acordo com a rota e duração do voo. Para quem não consome carne, todos os voos dispõem de opções vegetarianas (que contêm leite, ovos e/ou derivados). Para os celíacos, há refeições especiais sem glúten.
Latam - Há 11 tipos de alimentações especiais: para crianças, dietas suaves, dietas para diabéticos, dietas baixas em glúten, comida kosher, dietas baixas em calorias, dietas baixas em colesterol, dietas baixas em sódio, dietas baixas em lactose, dieta vegetariana vegana (sem lácteos ou ovos) e dieta vegetariana ovolacto (ovos e lácteos).
É preciso pedir com antecedência?
Azul - Sim. Pela central de atendimento (4003- 1118), o passageiro precisa solicitar com no mínimo 72 horas de antecedência em relação à data do voo.
Gol - Para solicitar a refeição sem glúten, após comprar a passagem, o cliente precisa entrar em contato com o SAC da Gol (0800-704-0465) até 48 horas antes do embarque.
Latam - O cliente precisa entrar em contato pela Central de Vendas e Serviços Latam logo após fazer a reserva ou até 24 horas antes do voo.
O procedimento é o mesmo em voos nacionais e internacionais?
Azul - Refeições diferenciadas são entregues apenas em voos internacionais de longa duração (EUA e Europa). Nos voos domésticos e para o Uruguai (Montevidéu e Punta del Este), o serviço não é oferecido.
Gol - Refeição especial sem glúten está disponível só nos voos internacionais, a partir de solicitação prévia.
Latam - O serviço é gratuito e está disponível apenas para voos internacionais com duração superior a três horas e meia e, de forma excepcional, na rota Santiago-Ilha de Páscoa-Santiago.
Que providência é tomada se a solicitação não tiver sido atendida?
Azul - Além das refeições especiais citadas, a Azul serve alimentação convencional dos demais clientes nesses voos de/ para EUA e Europa. Quando o cliente informa ter solicitado e não ter recebido ou quando os tripulantes verificam o não embarque, os comissários tentam oferecer o que há disponível dentro das restrições alimentares do cliente, gerenciando inclusive entre as refeições de cada classe — utilizam o que há na classe executiva para um cliente da econômica e vice-versa, por exemplo.
Gol - A companhia respondeu que trabalha para atender todas as solicitações especiais disponíveis.
Latam - Segundo a companhia, dificilmente os pedidos não são atendidos, e a recomendação é de que eles sejam feitos o mais cedo possível.
TAP
Considerando que a TAP tem voos de longa duração saindo de Porto Alegre e atualizou seu serviço de refeições especiais no início deste ano, também incluo aqui informações sobre a companhia (para voos da classe econômica com mais de cinco horas de duração e classe executiva com mais de 90 minutos que ofereçam refeição):
— Vegana e vegetariana (incluindo hindu), sem glúten, sem lactose, com baixo teor de sal ou teor calórico, halal (muçulmana) e kosher (judaica).
— É preciso solicitar com antecedência mínima de 24 horas via online (no campo Gerir Reserva), junto ao Contact Center, no balcão da TAP ou com o agente de viagem. Informações estão disponíveis no flytap.com.
O mesmo tema, mas outro assunto...
Não tem a ver com comida de avião nem com o circuito de cicloturismo criado no Vale do Rio Pardo e publicado algumas colunas atrás, mas eu visitei esses três lugares que oferecem refeições quando estive em Santa Cruz do Sul para o lançamento do Raízes Coloniais e recomendo:
POUSADA CAMPONESA – Fiquei tonta na cozinha enquanto a proprietária assava pães, cucas, roscas e um pãozinho de frigideira ao mesmo tempo. É que tudo que se come nessa pousada rural, na localidade de Boa Vista, é preparado ali para o café da manhã e, para quem preferir, outras refeições. Além das acomodações para os hóspedes, tem piscina e uma vista espetacular do vale. @pousadacamponesa e (51) 99666-1280.
FOLIE – Esse “atelier de comidas e flores” exala delicadeza da vitrine à mesa, com o perdão da rima. Além dos doces, salgados, pães e almoço - vegetarianos, veganos e sem glúten -, a Folie trabalha com flores frescas, comestíveis e secas. Fui num momento em que quase estava fechando, mas deu tempo de provar um brownie com café. Fica na Borges de Medeiros, 680, no Centro. Fone/whats (51) 99627-2157 e @folie.atelier.
MELINA – Saindo de um evento na Iluminura, misto de livraria e café que é ponto obrigatório na cidade, almocei no Melina Cozinha e Vinho. Ainda que predominem os pratos italianos no cardápio, no dia calorento optei por uma tilápia que se revelou leve e deliciosa. Tem um ambiente amplo e bem decorado, com ótimo atendimento. Fica na Borges de Medeiros, 534, no Centro. @melinacozinhaevinho.