Para quem não basta fazer uma visita a vinícolas acompanhada de uma degustação, a dica aqui é ir um pouco além: hospedar-se naquelas que mantêm pousadas junto às instalações. Maria Amélia Duarte Flores, enóloga com pós-graduação em Turismo pela PUCRS e proprietária da Vinho e Arte, é quem colaborou com a lista e ela fala sobre as vantagens de se optar por esse tipo de hospedagem:
— Muitos desses lugares, especialmente nas regiões de colonização italiana, remetem ao imaginário da infância, à casa da avó, ao estilo italiano, da mesa farta, do aconchego. A Casa Valduga, por exemplo, uma das pioneiras, te leva de volta a um lugar que às vezes está só na tua imaginação. Hoje, a simplicidade aliada ao bom gosto é uma tendência.
Dois detalhes: a lista pode não incluir todas as opções existentes no RS; também preste atenção ao fato de algumas não aceitarem hóspedes com menos de 18 anos.
No Vale dos Vinhedos (Bento)
Casa Valduga
Cercadas por parreiras e no coração do complexo da vinícola com quase 150 anos de história, há cinco pousadas com nomes lembrando vinhos da Valduga: Raízes, Leopoldina, Identidade, Gran e Storia, com total de 31 acomodações. A mais antiga, com arquitetura e mobiliário rústicos, é a Raízes — o enoturismo, a propósito, começou por aqui em 1992. Além do café da manhã, com bolos e biscoitos de confeitaria própria, como cortesia aos hóspedes é oferecido o curso Segredos do Mundo do Vinho, conduzido por um enólogo. Há ainda spa, possibilidade de comemorações especiais e voucher-presente. Não aceita hóspedes com menos de 18 anos.
Informações: casavalduga.com.br e (54) 2105-3154
Peculiare
A vinícola familiar existe desde 2001, mas a pousada só abriu as portas em julho de 2019 — antes disso, em 2015, em parceira com a família Silva, havia sido inaugurado o restaurante Osteria Dell Valle. São oito acomodações diferentes (as suítes têm as denominações Vinhedos, Luar do Vale e Vinhas Velhas), algumas com vista para o Vale dos Vinhedos e outras para os jardins internos. Os hóspedes da pousada são brindados com um bate-papo entre vinhos com o enólogo e proprietário do lugar, que apresenta os rótulos e o local. Café da manhã incluso, com pão de fermentação natural feito na hora.
Informações: peculiare.com.br e (54) 3453-1398 ou (54) 99106-1662
Terragnolo
Cada uma das cinco suítes leva o nome de um vinho — Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Marselan e Merlot — e, no total, podem hospedar até 12 pessoas, mas uma ampliação em breve duplicará a capacidade. Tem sacadas com vista para o vale e algumas são equipadas com adegas climatizadas para vinhos tintos e brancos. Cercada por vinhedos plantados desde a chegada dos primeiros italianos no RS, a vinícola existe desde 2005, enquanto a pousada surgiu depois, em 2012. Oferece café da manhã e visita à cave com degustação de vinhos e proporciona caminhadas entre os vinhedos. Só aceita hóspedes com mais de 10 anos de idade.
Informações: terragnolo.com.br e (54) 3453-1103
Em Pinto Bandeira
Don Giovanni
Dos oito quartos, sete — um deles no térreo, para até quatro pessoas — ficam no casarão de 1930 de uma das primeiras pousadas do gênero no RS, aberta em 1995. As vistas variam: para o jardim, os vinhedos ou a plantação de alcachofras. A oitava acomodação fica na Cabana, antigo estábulo reformado para hospedar até cinco pessoas, bem em meio aos vinhedos. Na sala do casarão, onde há uma grande lareira, estão disponíveis vinhos e espumantes. Além do café da manhã, a diária inclui visitação à vinícola, instalada desde 1982 ao lado do casarão, degustação de vinhos e espumantes e desconto de 10% na compra de produtos.
Informações: dongiovanni.com.br ou pelo e-mail pousada@dongiovanni.com.br ou pelo fone (54) 9268-3899
Em Vila Flores
Pousada dos Capuchinhos
Você pode esperar conforto, mas não luxo na pousada que remete ao modo de vida dos franciscanos, com cores e iluminação sóbrias e a presença de sutis símbolos religiosos. Ela é parte desse complexo onde fica a vinícola Cave dos Frades com mais de 70 anos administrada pela ordem religiosa. O cultivo das uvas e a fabricação do vinho começaram para manter a propriedade e hoje a produção passa dos 500 mil litros anuais. A pousada tem um belo jardim interno, área verde e piscinas com águas termais. O café da manhã é servido sobre um enorme fogão a lenha. As informações foram baseadas em visita e no site do Complexo Turístico Vila dos Capuchinhos.
Informações: vilacapuchinhos.com.br e (54) 3447-4700
Em Itaqui
Campos de Cima
Aqui não se trata de uma pousada, mas de uma casa batizada de Wine House, aberta em 2018 e preparada para receber quem visita esta vinícola da Campanha. Tem dois quartos para até quatro pessoas de um mesmo grupo/família, banheiro, sala, cozinha equipada e churrasqueira de fogo de chão. Não há serviços de hotelaria e refeições, mas como cortesia oferece uma cesta de boas-vindas com ingredientes para o café da manhã, além de visita guiada com degustação de três vinhos. Com mais de 150 anos, a propriedade na fronteira com a Argentina começou a investir na vitivinicultura em 2002 e desde 2014 produz e vinifica todos os seus vinhos. É tocada por três mulheres: Hortência e suas duas filhas, Vanessa e Manuela.
Informações: camposdecima.com.br ou pelo e-mail denaravache@gmail.com ou pelo fone (55) 99714-0655