Com 63 lombadas gigantes e 15 metros de extensão, um muro de concreto transformado em estante de livros atrai a atenção de moradores e turistas em Morro Reuter. Cada lombada representa uma obra de escritores como Erico Verissimo, Moacyr Scliar, George Orwell, Malba Tahan e Victor Hugo.
A biblioteca de verdade, que leva o nome de Erico Verissimo, ganhou um novo prédio no dia 24 de março, para comemorar os 30 anos de emancipação da cidade, que fica a 63 quilômetros de Porto Alegre. Ao lado do Centro de Cultura, a construção tem 120,83 metros quadrados no térreo e 72,87 metros quadrados no andar superior — a prefeitura deve investir ainda R$ 50 mil na compra de livros novos para a biblioteca e para as escolas municipais.
Uma outra escultura, o Obelisco de Livros, de 2004, formado por uma pilha de 72 obras, já mostrava a importância dada à leitura pela cidade de pouco mais de 6 mil habitantes. Uma atração e tanto.
Buenos Aires mais perto
Buenos Aires ficará mais próxima, a partir desta semana, com o retorno da ligação aérea com Porto Alegre pela Aerolíneas Argentinas (quatro vezes por semana, aos domingos, segundas, quintas e sextas-feiras). Os voos, com aviões Boeing 737-700 para 128 passageiros, ligarão a capital gaúcha ao Aeroparque Jorge Newbery, mais central do que o Ezeiza. As informações são do Instituto Nacional de Promoción Turística (Inprotur). À reabertura gradual das fronteiras, desde outubro passado, e as facilidades com a retomada dos voos, o superintendente do Inprotur, Ricardo Sosa, adicionou outras vantagens para os gaúchos em uma conversa recente.
Oitenta por cento dos brasileiros chega por Buenos Aires, e muitos ainda se destinam a roteiros mais consolidados, como a Patagônia ou Mendoza, mas as fronteiras com o Rio Grande do Sul também podem levar, via terrestre, a pontos interessantes como Corrientes, Entre Rios (com destaque para os circuitos de águas termais), Rosário e Santa Fé.
Sempre bem-vindas
É bom quando uma cidade que recém completou 250 anos — Porto Alegre, neste caso — apresenta coisas novas ou renovadas para moradores e turistas. Aqui vão duas visitadas por mim dias atrás:
- Desde 4 de março, o restaurante Capincho está de endereço novo: fica agora no número 61 da Praça Maurício Cardoso, no coração do Moinhos de Vento. O cardápio sulista do chef Marcelo Schambeck ocupa um andar, com a cozinha à vista que caracterizava a casa do Quarto Distrito e o antigo Del Barbiere, no Centro. Perfeito para impressionar visitantes com amostras da culinária do sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Outra boa-nova é o bar do andar superior, um ambiente aconchegante para experimentar drinks clássicos ou autorais antes ou depois do jantar. Funciona de terça a sábado, das 19h às 22h30min, e domingo, das 12h às 14h30min.
- No meu bairro, a Tristeza, abriu no último dia 21 o Espaço Bossa. A antiga casa recuperada ao longo de meses agora abriga um café, com uma área externa bacana, e loja de decoração. Fica na Avenida Copacabana, 731. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Porto Alegre emoldurada
Por falar no aniversário da capital gaúcha, um dos eventos mais bacanas promovidos para festejá-lo, para mim, é a exposição Sioma Breitman — O Retratista de Porto Alegre, em cartaz no Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028, na Praça da Alfândega) até o próximo dia 24. Com um olhar refinado, o fotógrafo ucraniano (1903-1980) fez registros belíssimos de pessoas e do cotidiano da metrópole. Será inevitável tentar identificar locais e eventos marcantes, como a enchente de 1941 ou a Exposição Universal de 1935. Monitores atentos podem tirar dúvidas na visita que deve ser feita com calma, para não perder detalhes. É uma viagem no tempo e na cidade.
Vinhos de Bicicleta na Serra
O título dá a entender que a rota será feita de bicicleta, mas você não terá de pedalar entre vinícolas da serra gaúcha para participar do Roteiro Vinhos de Bicicleta 2022. O nome é uma referência ao canal de vinhos do YouTube que, em parceira com a Giordani Turismo, promoverá três edições de visitas e vivências em alguns dos empreendimentos da região da Uva e do Vinho: de 15 a 19 de junho, 3 a 7 de agosto, e 12 a 16 de outubro. Inspirada pelas experiências do sommelier Rodrigo Ferraz, idealizador do canal, a proposta são degustações exclusivas e encontros intimistas com os produtores ao longo de cinco dias.
Informações: (54) 3455-2788 e (54) 99683-9928 ou giordaniturismo.com.br
Conexão em Gramado
De 11 a 13 de maio de 2022, Gramado receberá a quinta edição do Connection — Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens. No formato híbrido, no ano em que Gramado também comemora os 50 anos de seu Festival de Cinema, o evento reunirá conteúdos e experiências tendo o Cinema, o Turismo e a Economia como pilares. O palco não poderia ser outro, o Palácio dos Festivais. A pretensão dos organizadores é reunir 500 profissionais e gestores da área de Turismo e de segmentos relacionados aos pilares desta edição. A organização do Connection está a cargo da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos, em parceria com a Gramadotur.