Em viagens relativamente recentes a Ijuí, no noroeste do Estado, e Frederico Westphalen, no norte gaúcho, conheci esses dois lugares que valem uma visita.
Vitrola Café & Loja, em Frederico Westphalen
Pode parecer preconceito, mas é o tipo de lugar que não se espera encontrar numa cidade de 30 mil habitantes. O Vitrola é um misto do que diz o nome: café, loja de livros e discos (sim, LPs e CDs), legalzices em geral e, o melhor de tudo, tem um espaço nos fundos para pequenos encontros/reuniões/debates. Foi o que me levou até ali. Participei de um bate-papo sobre literatura e jornalismo com o pessoal do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) local. Revigorante e emocionante. E, no final, quando estavam já para fechar, ainda deu tempo para experimentar uma massa deliciosa.
Funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, na Rua Alfredo Haubert, 762.
Vino Vino House Wine
É claro que conta estar com amigos queridos, mas aí está o tipo de lugar que eu entraria em qualquer cidade. Esta loja de vinhos em Ijuí tem no seu coração uma mesa alta, vistosamente vermelha, onde clientes e amigos se reúnem para fazer degustações de vinhos nacionais e importados e virou, em não muito tempo de existência, um ponto de encontro. O horário já indica que é um lugar ótimo para happy hour: funciona das 16h às 20h.
Fica na Rua Paraná, 368