Viagens com crianças, às vezes, são desafios. Os pequenos se divertem com coisas simples, é verdade, mas mantê-los interessados e aproveitar o passeio exige uma certa dedicação. Por isso são bem-vindas ideias como essa plataforma de duas brasileiras que vivem em Portugal: Caren Peixoto, mãe do Bê, quatro anos, e Cristina Hentschke, mãe do Léo, cinco anos, criaram o Lisboa com Miúdos para ajudar famílias a aproveitarem a cidade ao máximo. A pedido da coluna, elas montaram esse roteirinho básico:
"Lisboa não é encantadora apenas para os adultos. A capital portuguesa também tem atrações de sobra para as crianças. Que tal explorar jardins e cantinhos mágicos da cidade a bordo do simpático bondinho (elétrico) amarelo? É garantia de olhos curiosos e sorrisos fáceis dos pequenos. Passear de elétrico é um programa certeiro quando se viaja a Lisboa. Porém, muitas vezes torna-se uma dura missão: a linha mais famosa, 28, está sempre lotada de turistas.
Para fugir desse alvoroço, nossa sugestão é um passeio pelo Elétrico 24 (linha que retornou a circular em 2018, depois de 23 anos parada), um trajeto divertido para os miúdos. Confira a seguir:
- Pegue o Elétrico 24 (foto no alto) na Praça Luís de Camões, ponto final/inicial do trajeto dessa linha. Se a fome bater, dê um pulo antes na Manteigaria, logo em frente, e coma o melhor pastel da nata da cidade.
- Vá com o elétrico até o Jardim das Amoreiras, simpático jardim com quiosque e parque infantil. O Jardim foi idealizado e inaugurado em 1759 pelo Marquês de Pombal com a plantação de amoreiras, tendo como objetivo estimular a Indústria Portuguesa de Sedas.
- Localizado nesse mesmo jardim, outro lugar a ser conhecido é o Reservatório Mãe D'água, espaço projetado em 1745 para recolher as águas provenientes do aqueduto.
- Pegue novamente o Elétrico 24, agora no sentido contrário. Sua próxima parada é o Jardim do Príncipe Real. As crianças podem correr nos espaços verdes e ainda sentar-se à sombra do espetacular cedro-do-Buçaco, com mais de 20 metros de diâmetro e que tem seus galhos sustentados por hastes metálicas.
- O bairro Príncipe Real é perfeito para uma caminhada a pé. Dê uma paradinha na sorveteria Mú, com autênticos gelatos italianos: sucesso garantido para adoçar ainda mais o dia dos pequenos.
- Finalize o passeio admirando uma das mais incríveis vistas de Lisboa. Do Miradouro de São Pedro de Alcântara, coladinho no Príncipe Real, é possível avistar o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo e boa parte da cidade. O conjunto de casinhas amarelas e rosas, mais o céu azul lisboeta, formam um colorido inesquecível nos olhos e todos voltam a ser criança."
Confira outras dicas em lisboacommiudos.webstarts.com