Aeroporto 1
Sim, é preciso paciência e tolerância para o que um dia vai melhorar. Mas há algumas coisas meio básicas no Salgado Filho que poderiam receber atenção enquanto as obras de ampliação seguem. Ainda que o Terminal 2, ocupado pela Azul, vá ser desativado, não custaria cuidar dele com um pouquinho mais de zelo (e não se trata de obras, mas de capricho!).
Num dos dias que antecederam o Natal, com o saguão lotado, um ar-condicionado de teto pingava sobre os passageiros que esperavam na fila para o check-in. No minúsculo banheiro feminino da sala de embarque, as usuárias eram recepcionados por uma entrada lotada de vassouras, baldes e rodos, enquanto lá dentro um dos poucos vasos sanitários estava entupido. Dá para entender a falta de investimento em algo que não será mais usado, mas não a falta de capricho.
Aeroporto 2
Também com obras em andamento até o final de 2019 e com evidente desconforto para os passageiros, o aeroporto de Foz do Iguaçu conseguiu dar espaço a uma ideia bacana de uma livraria/sebo: um pegue-pague de livros na área de embarque. Dias atrás, com poucos lugares para sentar, as pessoas se distraíam e compravam livros a preço único de R$ 20.
A livraria Sebo Cultural resumiu a ideia em uma frase: "Nós acreditamos nas pessoas". Não há atendentes para as três bancas repletas de obras de todos os tipos _ dos livros de viagem à ficção, passando pela autoajuda. Basta escolher o livro, colocar o dinheiro no caixa e aproveitar a leitura. Não foram poucas as pessoas que vi fazendo isso. Uma boa ideia, que diminui o desconforto e incentiva a leitura.
Atenção à bagagem
Sem uma balança que garantisse os 10 quilos permitidos a bordo, na minha última viagem aérea resolvi não arriscar e pagar pelo despacho da mala, já que a passagem que eu comprei, apesar de caríssima, só me dava direito a bagagem de mão. Antecipado, o valor era de R$ 60. Se deixasse para fazer a opção no aeroporto, o preço dobraria. Minha decisão se revelaria acertada, já que a mala acabou pesando quase 12 quilos. Todo esse tró-ló-ló para dizer que é preciso estar atento a isso, já que cada companhia tem regras próprias. Certo é que após o início da cobrança pelo despacho, em 2017, eu não vi as passagens ficarem mais baratas como prometido. Alguém viu?
P.S.: para medir o tamanho da mala de mão, aplicativos ajudam a resolver a questão: a KLM, por exemplo, lançou um serviço com realidade aumentada, usando a câmera do celular, que mede e simula o tamanho ideal da mala. Um sistema semelhante está disponível no aplicativo da Kayak. No caso deste último, só disponível para iOS 11.3, ele também compara as políticas de preço das companhias.