A frase não é original, mas, para mim, o caminho é tão (às vezes mais!) importante quanto o destino. Uma viagem sem uma paradinha é quase um pecado. Pois na minha rota habitual pela BR-386, em geral na ida para Lajeado-Encantado, o ponto obrigatório é a Casa do Mel (no km 385), para saborear um pastel de carne acompanhado de café preto passado ou suco de laranja feito na hora.
Apesar de percorrer o roteiro há décadas, poucas vezes havia parado na Rosinha, outro tradicional ponto no mesmo sentido Capital-Interior, instalado ali há 20 anos. Mas acompanhei a obra do Paradouro Rosinha, que surgia no outro lado da rodovia (no Km 373), no sentido Interior-Capital, na altura de Paverama. Dias atrás, voltando para Porto Alegre, resolvi parar no empreendimento inaugurado há pouco mais de um ano. E fiquei positivamente surpresa, ainda mais diante da escassez de bons pontos de parada nas maltratadas estradas gaúchas. A estrutura reúne posto de gasolina e espaço de alimentação, que serve café da manhã, almoço e jantar, é amplo e agradável. Os banheiros, fundamentais em locais como esse, são limpíssimos.
Há ainda um pequeno lounge, uma estante com livros e revistas, além de vinhos e espumantes à venda e espaço para carregar o telefone celular. Há produtos coloniais e pães e cucas irresistíveis. E, me disseram, mas eu não experimentei, o destaque são as pizzas feitas na hora. Quem sabe na próxima parada?!
Onde fica
- No km 373 da BR-386, em Paverama
-Fone (51) 99421-3893
-Funciona de segunda a domingo, das 6h às 22h (aos sábados, das 7h às 17h)