Dá um alento ver gente investindo em turismo. E no Rio Grande do Sul. E em cultura gaúcha. A ideia deste projeto, definido como bairrista pelos proprietários, está no próprio nome: Estribo Hotel Estância. Concebido (e construído) ao longo de uma década, o hotel do interior de Santo Antônio da Patrulha é um empreendimento familiar — investiram nele os empresários de Caxias do Sul Pedrinho e Margarete Orso e seus filhos, Bruno, 26 anos, e Vanessa, 27, ambos formados em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O local começou a receber hóspedes em abril último. Ainda não o visitei. A dica foi de uma amiga que passou ali um final de semana e voltou encantada com a ideia, mostrando fotos, navegando pelo site, falando da acolhida e do conforto. Para mim, por telefone, Bruno, um dos proprietários, resumiu o projeto assim:
— O conceito é o rústico confortável. É um lugar para conhecer a cultura gaúcha, sem passar trabalho.
Na área de quase 400 hectares, a família ergueu construções que abrigam 178 pessoas ao mesmo tempo. Os 51 quartos e suítes são amplos — os menores têm 45 metros quadrados — e móveis e parte das estruturas foram produzidos com material de demolição de cinco casas e de uma fábrica de sapatos da região.
A cultura gaúcha costuma ser mal explorada no Estado. Criamos um lugar para conhecê-la, mas sem passar trabalho.
Bruno Orso
Um dos proprietários do hotel
Antes do hotel, a família já criava por ali gado red angus e, há sete anos, abrigava um centro de treinamento de cavalos crioulos. Por isso, foi relativamente fácil ir incrementando as atrações de um lugar adaptado à cultura gaúcha: tem passeio a cavalo e acompanhamento da lida do campo, fogo de chão, chimarródromo, pesca na sanga, pomar, horta, pequenos animais, churrasco e parrilla, música e dança nos finais de semana. A carta de vinhos também é local. Os funcionários — a maior parte da redondeza — vestem indumentária típica.
Como inspiração, conta Bruno, a família buscou referências em hospedagens do tipo por aqui, no Uruguai e na Argentina. O paisagismo é todo obra de Margarete, dona de uma floricultura em Caxias, que carregou plantas e flores num trabalho de formiguinha, tendo como referência especialmente um hotel da Toscana, o Borgo Santo Pietro.
Mas o investimento principal, garante Bruno, é no atendimento:
— É familiar. Moramos aqui, conversamos com os hóspedes, nos integramos. Não queremos um relacionamento frio.
ONDE FICA
Estrada João Vergílio da Silva, 4.029 — Canto dos Guilhermes, em Santo Antônio da Patrulha, a cerca de uma hora de Porto Alegre, via BR-290 e RS-474.
Para chegar até o local, há seis quilômetros de estrada de chão em boas condições.
Veja mais em: estribohotelestancia.com.br