Cláudia Beatriz Kaiser
Professora de inglês, 52 anos
"Em julho passado, estive na Colômbia por 20 dias. Mas, seguramente, poderia ter ficado 30 ou mais, pois amei o país. Desembarquei em Bogotá, antigamente chamada de Santa Fé de Bogotá, capital colombiana, que está a 2,6 mil metros de altitude – o que faz a manhã e a noitinha serem um pouco frias.
Fiz os passeios turísticos usuais – Museu do Ouro, Igreja de São Francisco, Catedral Primada, na Plaza de Bolívar, entre outros. Também realizei um tour de um dia para Villa de Leyva e outro para Zipaquirá, onde está a Catedral de Sal. Em Bogotá, encontrei um povo simpático e hospitaleiro, desde a chegada no aeroporto até o policial de fuzil e com cachorro em cada quadra do centro histórico.
Aqui no Brasil, havia comprado um pacote pela internet de uma agência colombiana para Caño Cristales, na Sierra de La Macarena, de quatro dias e três noites de muita aventura, trilhas, barco e paisagens de uma beleza de tirar o fôlego! Algas de diversas cores, principalmente vermelhas, se reproduzem no fundo do rio, dando a impressão de a água ser de várias cores – ele é conhecido como "o rio mais belo do mundo". Esse fenômeno só existe na Colômbia e é realmente um espetáculo.
Na cidade de La Macarena, há uma base militar – toda essa região era ocupada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Militares andam o tempo inteiro pela cidade. No aeroporto, vê-se barricadas. Em alguns momentos das trilhas, também os encontrávamos. Caño Cristales é um parque nacional. Assistimos a um filme com as normas – tudo muito controlado – para manter a preservação.
O pacote que comprei incluía o voo Bogotá-La Macarena (ida e volta), hospedagem, refeições, dois guias para o grupo (éramos oito pessoas) e os passeios. O meu grupo era ótimo, fiz grandes amigos. Ainda na Colômbia, conheci Cartagena, pela qual me encantei, e San Andrés, que é um paraíso no Caribe. Ainda tenho muito para conhecer na Colômbia, país alegre, acolhedor e seguro, que faz tudo para o turista se sentir bem e em casa."