Católico fervoroso desde a juventude, o vice-presidente Geraldo Alckmin cruzou o Oceano Atlântico para prestigiar a ascensão do arcebispo dom Jaime Spengler à condição de cardeal. Alckmin assistiu ao consistório na condição de convidado e circulou pelo Vaticano ao lado do religioso nascido em Santa Catarina e que se tornou conhecido como arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Confederação Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB).
Na noite de sábado (7), após os atos oficiais no Vaticano, dom Jaime recebeu homenagem na embaixada do Brasil em Roma, o lendário Palácio Pamphili, onde Alckmin também marcou presença.
A coluna teve acesso a imagens de bastidores do primeiro dia de dom Jaime como cardeal por meio do gaúcho Tales Pedro, assessor do deputado Professor Bonatto (PSDB). Ligado à Igreja Católica, Bonato foi a Roma como convidado e se hospedou no Colégio Pio Brasileiro, onde dom Jaime também está hospedado.
Testemunha privilegiada, Tales repassou à coluna imagens do novo cardeal ajudando a secar a louça neste domingo (8), após o almoço festivo com a presença de Alckmin, do embaixador junto à Santa Sé, Everton Vieria Vargas, e de bispos brasileiros. Entre eles estavam o núncio apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, e os cardeais dom Orani Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro), dom Paulo Cezar (arcebispo de Brasília), dom João Braz de Aviz, dom Ricardo (secretário-geral da CNBB) e dom Bertilo Morsch e dom Darley Kummer (bispos auxiliares de Porto Alegre) e dom José Gislon (bispo de Caxias do Sul).