Segredo guardado pelo governador Eduardo Leite e por seus secretários, o futuro presidente da Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a Invest RS, é doutor em Ciência da Computação e foi diretor do Tecnopuc entre 2013 e 2020. Seu nome: Rafael Prikladnicki. Pesquisador e professor adjunto da Escola Politécnica da PUCRS, Prikladnicki tem mais de 20 anos de atuação em Tecnologia da Informação.
O trabalho que espera Prikladnicki na Agência de Desenvolvimento é bem diferente do realizado no meio acadêmico. Ele terá de lidar com o setor público e o setor privado, identificar oportunidades de investimento, correr o mundo em busca de investidores e estar conectado ao mercado e suas variações de humor em relação ao Brasil em geral e ao Rio Grande do Sul em particular.
Seu nome foi avalizado por pessoas da confiança do governador, que desde o ano passado busca alguém de perfil diferenciado para comandar a agência que será essencial na implementação do novo Plano de Desenvolvimento que será lançado no próximo dia 30.
Recentemente, foi aberta uma seleção pública para contratação de técnicos que atuarão na agência, que não integra a estrutura do Estado. São analistas, assistentes e um gerente, com salários de R$ 5 mil a R$ 19 mil.
Prickladnicki é membro permanente do programa de pós-graduação em Ciência da Computação e assessor de desenvolvimento da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da mesma universidade. Em seu currículo consta que é “empreendedor e executivo em áreas como inovação tecnológica, gerenciamento de projetos de TI e de pesquisa e desenvolvimento, gestão de equipes remotas, engenharia de software experimental, formação de equipes de alto desempenho em TI, implementação de programas de melhoria de processo de software e em metodologias ágeis para desenvolvimento de software”.
A Invest RS não é um departamento da administração pública. Por isso, a contratação será feita com carteira assinada. Ela foi criada pela lei estadual nº 16.076 como um serviço social autônomo, que será responsável pela atração de investimentos e promoção comercial do Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover o ambiente de negócios, o desenvolvimento e a melhoria da competitividade.