Os ponteiros da pesquisa Quaest não se mexeram na derradeira fase da campanha em Porto Alegre. Respeitada a margem de erro, Sebastião Melo e Maria do Rosário seguem com as intenções de votos que tinham na rodada anterior. Ele passou de 52% para 54% e ela de 30% para 31%. Os indecisos subiram de 3% para 4% e os que estão disposto a votar nulo ou em branco caíram de 15% para 11%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário é de estabilidade.
Para efeito de comparação com a primeira pesquisa, de 17 de outubro, é importante usar os votos totais, mas não é assim que o eleitor verá os resultados no domingo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desconta os votos brancos e nulos e informa apenas o percentual de votos válidos. Sem considerar brancos, nulos e indecisos, Melo tem 63% e Maria do Rosário 37%.
O que antes era perceptível nas ruas, em conversas com eleitores, aparece agora na pesquisa da Quaest: o desinteresse pela eleição aumentou. Em 17 de outubro, 42% dos eleitores se diziam pouco interessados, 21% nada interessados e 37% muito interessados. Agora, são 45% pouco interessados, 20% nada interessados e 35% muito interessados.
Reflexo desse desinteresse é, além da disposição para votar nulo ou branco, o elevado número de eleitores que não tem certeza se irão às urnas neste domingo: 17%. Na véspera do primeiro turno eram 10% os que diziam não ter certeza se votariam e abstenção real foi de 31,51%, o que significa 345.544 eleitores.
De acordo com a Quaest, 69% dos eleitores não assistiram ao último debate, sexta-feira à noite, na RBS TV, e 30% disseram ter assistido. Sobre o desempenho dos candidatos, 25% acharam que Melo se saiu melhor, 15% que foi Maria do Rosário e 55% não souberam responder.
FICHA TÉCNICA
A Quaest, contratada pela RBS, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RS-00882/2024.