Um dia depois de o governador Eduardo Leite anunciar a retomada das promoções para os professores, a Secretaria da Educação lança nesta quarta-feira (16) o projeto Nosso Docente, de estágio supervisionado, com foco na valorização da carreira do magistério e na formação inicial e continuada dos educadores. O lançamento ocorrerá durante o seminário de Carreira Docente, na PUCRS, com a presença das secretárias de Educação, Raquel Teixeira, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, reitores, professores da rede estadual e graduandos de licenciaturas.
O Nosso Docente estabelecerá novas normas para o processo, incluindo a criação de um painel de vagas de estágio com todas as instituições com vagas em aberto, um curso de formação para os professores que têm interesse em atuar como mentores dos estagiários, além de guias orientadores e etapas de acolhimento e acompanhamento dos futuros educadores.
A secretária Raquel Teixeira quer deixar como legado de sua passagem pelo Rio Grande do Sul um sistema organizado de formação inicial e continuada de professores, já que hoje é consenso de que as universidades não estão conseguindo atender as necessidades da rede.
O entendimento da Secretaria de Educação é de que professor precisa aprender a ensinar. Uma parte importante desse processo é justamente o estágio, quando o futuro professor precisa do acompanhamento de um profissional mais experiente, que o ajude nos primeiros passos da relação com os alunos.
Na formação continuada, Raquel trabalha para implantar um sistema de mentoria, para que os professores possam se atualizar e conhecer experiências pedagógicas bem-sucedidas.
O governo vem anunciando o pacote de valorização da educação a conta-gotas. Dele fazem parte também a anunciada entrega de uniformes para os alunos, a partir de 2025, e as mudanças na seleção de de diretores e vice-diretores. A partir de agora, quem quiser se candidatar no processo de eleição direta nas escolas terá de concluir um curso preparatório, que aborda questões de liderança pedagógica. Os futuros diretores também precisam ser aprovados em uma prova de conhecimentos específicos.