O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
A atual prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), abriu seu voto no segundo turno para o candidato do PT, Fernando Marroni. Mesmo com a decisão de neutralidade dos tucanos, que não emplacaram Fernando Estima na disputa (ficou em terceiro lugar), Paula publicou nota no seu Instagram nesta terça-feira (15) afirmando que escolhe pelo "caminho mais seguro":
"Meu amor por Pelotas e o conhecimento que adquiri sobre a máquina pública, seus desafios e suas limitações não me permitem ficar indiferente. O que está em jogo é grande demais. Por isso, declaro que votarei neste segundo turno nos candidatos Fernando Marroni e Dani Brizolara. Escolho o campo democrático, que é o nosso, escolho o caminho mais seguro, conhecendo a complexidade da gestão municipal e já tendo sofrido as consequências dos riscos conhecidos e daqueles inesperados que ameaçam nosso planeta e nossa sociedade. Há alguns valores que nunca abandonei e dos quais jamais abrirei mão: democracia, ética, respeito ao pensamento divergente, supremacia do interesse público", disse a prefeita tucana na publicação.
No texto, Paula recomenda o mesmo posicionamento às pessoas que acompanham sua trajetória e reforça que será um "voto crítico", sem participação do PSDB no governo, caso Marroni seja eleito.
O petista disputa a prefeitura pelotense contra Marciano Perondi (PL). Quem ganhar vai encerrar uma hegemonia de 12 anos do PSDB no comando da cidade.
"Respeito profundamente essa decisão livre e soberana do povo de Pelotas. Decisão que coloca a mim e a meu partido na oposição, seja qual for o resultado das urnas no segundo turno. No entanto, entender qual o papel me foi reservado pelos eleitores não me dá o direito de me omitir. Tampouco me tira o direito de me posicionar sobre o processo eleitoral em curso", declara a tucana, em outro trecho da nota.
Na segunda-feira (14), o diretório municipal do PSDB confirmou que ficará neutro e que os filiados estão liberados para apoiar Marroni ou Perondi. A decisão de Paula contrasta com o caminho escolhido pelo deputado Daniel Trceziak, que já sinalizou apoio ao candidato liberal.
O posicionamento do governador Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas e eleitor da cidade, ainda é aguardado, com tendência de que acompanhe a atual prefeita no apoio crítico a Marroni.