O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
A disputa eleitoral que vai escolher novos prefeitos e vereadores pode impactar a bancada gaúcha do Congresso e as cadeiras da Assembleia Legislativa. Isso porque, entre os candidatos que disputam prefeituras no Rio Grande do Sul, duas são deputadas federais e cinco estaduais. Caso eleitos, os parlamentares precisam deixar suas funções no Legislativo, dando espaço aos suplentes.
Na Câmara dos Deputados, são duas deputadas petistas disputando a prefeitura: Maria do Rosário, em Porto Alegre, e Denise Pessôa, em Caxias do Sul. Quem vai assumir as cadeiras de ambas, caso eleitas, passa por uma lista de cinco suplentes.
A primeira suplente do partido, Reginete Bispo, já ocupa cadeira na Câmara no lugar do titular Paulo Pimenta, atual ministro da Reconstrução. Considerando um cenário em que Denise e Rosário sejam eleitas, Reginete se torna titular no Legislativo, assim como Anacleto Zanella, o segundo suplente do partido. A suplência de Pimenta passa então para a terceira suplente, Maria Eunice Wolf.
Ocorre que estes suplentes são candidatos ao Executivo em suas cidades: Zanella disputa a prefeitura em Erechim, e Maria Eunice é vice na chapa com Jairo Jorge, em Canoas. Caso também sejam eleitos, o vereador de Bagé, Lelinho Lopes, se junta a Reginete como titular de uma cadeira no Congresso, e Nestor Schwertner (que é vereador em São Leopoldo), assume o lugar do qual Paulo Pimenta é titular.
Na Assembleia Legislativa, o cenário é mais simples. São cinco deputados estaduais que disputam prefeituras no Estado — três do PT e um do Novo concorrem a prefeito e um do União Brasil a vice.
Entre os petistas, são candidatos a prefeito Luiz Fernando Mainardi, em Bagé, Valdeci Oliveira, em Santa Maria, e Stela Farias, em Alvorada. Como nenhum dos suplentes disputa uma vaga no Executivo, os parlamentares serão substituídos, caso eleitos, por Halley Lino De Souza (primeiro suplente, seria candidato a prefeito em Rio Grande, mas desistiu), Ana Affonso (segunda suplente, é vereadora em São Leopoldo) e Maneco Hassen (terceiro suplente, é secretário executivo no Ministério da Reconstrução e braço direito de Pimenta).
Da bancada do Novo, a única cadeira é de Felipe Camozzato, candidato à prefeitura de Porto Alegre. O primeiro suplente da legenda, Giuseppe Riesgo, é postulante a chefe do Executivo de Santa Maria. Caso ambos sejam eleitos, a vaga na Assembleia fica com Douglas Sandri.
Já no União Brasil, é o deputado Dr. Thiago Duarte quem está na disputa. Ele integra chapa de Juliana Brizola como candidato a vice-prefeito de Porto Alegre. Em caso de vitória nas urnas, Ruy Almeida Irigaray, pai do ex-deputado estadual de mesmo nome, é quem deve assumir — já que a primeira suplente do partido, Barbara Penna, trocou sua legenda para o Podemos e corre risco de perder direito à suplência caso assuma.
Titulares, suplentes e sua votação em 2022
Deputados federais
Titulares
- Maria do Rosário (PT): 151.050 votos — candidata a prefeita em Porto Alegre
- Denise Pessôa (PT): 44.241 votos — candidata a prefeita em Caxias do Sul
Suplentes
- Reginete Bispo (PT): 19.728 votos — suplente em exercício, no lugar de Paulo Pimenta (ministro de Estado)
- Anacleto Zanella (PT): 19.281 votos — candidato a prefeito em Erechim
- Maria Eunice Wolf (PT): 18.928 votos — candidata a vice-prefeito em Canoas
- Lelinho Lopes (PT): 17.098 votos — vereador em Bagé e candidato a reeleição
- Nestor Schwertner (PT): 15.723 votos — vereador em São Leopoldo, não disputa reeleição
Deputados estaduais
Titulares
- Luiz Fernando Mainardi (PT): 56.859 votos — candidato a prefeito em Bagé
- Valdeci Oliveira (PT): 70.580 votos — candidato a prefeito em Santa Maria
- Stela Farias (PT): 37.957 votos — candidata a prefeita em Alvorada
- Felipe Camozzato (Novo): 39.517 votos — candidato a prefeito em Porto Alegre
- Dr. Thiago Duarte (União Brasil): 27.814 votos — candidato a vice-prefeito em Porto Alegre
Suplentes
PT:
- Halley Lino De Souza (PT): 36.150 votos — seria candidato a prefeito em Rio Grande, mas desistiu
- Ana Affonso (PT): 35.256 votos — vereadora em São Leopoldo, não disputa reeleição
- Maneco Hassen (PT): 34.532 votos — secretário executivo do Min. da Reconstrução e ex-prefeito de Taquari
Novo:
- Giuseppe Riesgo (Novo): 28.209 votos — candidato a prefeito de Santa Maria
- Douglas Sandri (Novo): 15.591 votos
União Brasil:
- Ruy Almeida Irigaray (União Brasil): 17.109 votos — pai do ex-deputado estadual de mesmo nome
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.