O jornalista Carlos Rollsing colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O primeiro desafio de um candidato a vice é não causar problemas para o cabeça da chapa. O segundo é agregar, acrescentar votos, seja por representar segmentos da sociedade ou por ter histórico de bons desempenhos eleitorais. Na eleição à prefeitura de Porto Alegre, as principais candidaturas trazem um parlamentar experiente, uma servidora pública, uma estreante nas urnas e uma empresária nas posições de vice.
Candidato na chapa de Juliana Brizola (PDT), o médico, ex-vereador e deputado estadual Thiago Duarte (União) tem trajetória consolidada. É nome conhecido pela atuação na medicina e tem recebido destaque na propaganda eleitoral de Juliana. Enérgico, Thiago faz críticas contundentes ao prefeito Sebastião Melo (MDB), sobretudo no tema da fila por exames, consultas e cirurgias no SUS. Ele afirma que não será um vice decorativo e pretende atuar principalmente na saúde, mas com atenção ao desenvolvimento econômico, esporte e transparência. Para a reta final, Thiago aposta na entrada do governador Eduardo Leite na campanha para fortalecer a candidatura de Juliana.
Tamyres Filgueira (PSOL), vice na chapa de Maria do Rosário (PT), é técnica administrativa em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De origem humilde, ela concorreu a deputada federal em 2022 e foi cobradora da Carris por cerca de quatro anos. Tamyres faz do transporte uma de suas bandeiras e afirma que a população da periferia está desassistida de serviços públicos. Ela diz que, nas conversas com eleitores, uma das reclamações mais ouvidas é de mães que não conseguem vaga na creche para os filhos.
Estreante, a veterinária e tenente-coronel do Exército Betina Worm foi a indicação do PL para compor a chapa como vice do candidato à reeleição Sebastião Melo. Um nome do meio militar reforça a aliança de Melo com a direita, articulada desde a eleição de 2020. Betina se mostra impressionada com a energia de Melo para fazer campanha. Ela considera peculiar a capacidade do prefeito de reconhecer pessoas nos bairros e lembrar de causos envolvendo elas e até parentes. Se eleita vice-prefeita, Betina pretende ter olhar especial para a qualidade dos gastos públicos, segurança, causa animal e mobilidade urbana.
A candidata a vice de Felipe Camozzato é Raqueli Baumbach, ambos do Novo. Empresária do ramo gastronômico, tem formação em pedagogia e já trabalhou como professora. Ela diz perceber a população aberta ao diálogo com o Novo e cansada de promessas dos políticos tradicionais.
Volta da pasta do Turismo
Em encontro com representantes do turismo na sexta-feira (13), o prefeito Sebastião Melo ouviu apelos pela volta de uma secretaria municipal para tratar especificamente da área. Quem acompanha Melo de perto acredita que ele está disposto a atender o pedido do setor, se reeleito, com a criação da Secretaria de Turismo e Eventos. O prefeito tem dito que só ter a secretaria não resolve. É preciso orçamento, investimento e estrutura.
Palavra de Lira
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu colocar em votação nesta terça-feira (17), em sessão online, o projeto que permite a retomada do Pronampe para micro e pequenas empresas gaúchas impactadas pela enchente.
A garantia foi dada ao líder da bancada gaúcha no Congresso, o deputado federal Dionilso Marcon (PT), no sábado (14). O petista telefonou a Lira para cobrar que o tema fosse pautado com celeridade.