O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Começou nesta terça-feira (24) em Porto Alegre o mutirão da Compra Assistida do governo federal, que vai adquirir imóveis de até R$ 200 mil para os que perderam suas casas na enchente de maio. São 351 famílias já habilitadas pelo Ministério das Cidades, que foram convocadas para escolher uma das unidades habitacionais apontadas pela Caixa Econômica Federal.
As famílias são chamadas para definir a nova casa, em regiões sem inundação. Os imóveis são destinados aos beneficiários das faixas 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida, com renda de até R$ 4,7 mil. A expectativa é de que a mudança ocorra após o registro e formalidades cartoriais.
— Os imóveis foram averiguados tanto pela Caixa quanto pela Defesa Civil. Estamos reconstruindo e prevenindo para que não tenhamos mais dias como os de maio — afirmou Maneco Hassen, secretário da Reconstrução.
O cronograma para atendimento das primeiras famílias segue até quinta-feira (26). Além dos moradores de Porto Alegre, já estão habilitadas no sistema da Caixa Econômica Federal famílias de outros oito municípios gaúchos:
- Canoas (20 famílias)
- Montenegro (34)
- Novo Hamburgo (19)
- Arroio do Meio (49)
- Cruzeiro do Sul (43)
- Estrela (236)
- Pareci Novo (5)
- Sobradinho (9)
Conforme informações da Caixa e do governo federal, após a realização em Porto Alegre, o mutirão poderá ser replicado também em outras destas cidades.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.