A emoção deu o tom no ato em que a Secretaria de Desenvolvimento Rural homenageou, na noite de quarta-feira (28), 25 pessoas que contribuíram para a popularização da agricultura familiar na Expointer.
O ex-governador Olívio Dutra, responsável por levar a agricultura familiar à Expointer, foi homenageado ao lado de produtores, do seu secretário da Agricultura, José Hermetto Hoffmann, de dirigentes de entidades e de jornalistas.
Mais aplaudido até do que os ministros do governo Lula que participaram da solenidade, Olívio mostrou que está em plena forma: aos 83 anos de idade, foi um dos últimos a ir embora da comemoração.
No evento, o secretário Vilson Covatti, sucessor de Ronaldo Santini na Secretaria de Desenvolvimento Rural, não economizou elogios ao agora secretário de Turismo.
— Eu digo que o Santini é o Messi do governo Eduardo Leite. O Messi, o treinador pergunta se ele quer jogar e se a resposta for sim ele escala. Se for não, fica no banco e entra no segundo tempo – comparou Covatti.
O novo secretário, que ainda está tentando conquistar a simpatia dos agricultores familiares inconformados com a troca, fez um discurso entusiasmado em defesa dos pequenos produtores. Disse estar convencido de que a reconstrução do Rio Grande do Sul começa pela agricultura familiar.
Santini mudou de pasta mas não se desligará completamente da agricultura familiar: seu plano é incluir as pequenas propriedades em roteiros turísticos integrados.
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.