O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O prazo para retomada das operações no aeroporto Salgado Filho motivou um "toma lá, dá cá" entre o deputado Luciano Zucco (PL-RS) e o ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta. Ambos trocaram farpas em vídeos nas redes sociais, com xingamentos de "irresponsável" e "mentiroso", em um ensaio do que virá em 2026 — já que os dois são possíveis candidatos ao Piratini.
Na terça-feira (27), Pimenta fez um vídeo denunciando fake news de Zucco, por afirmar à revista Oeste que o aeroporto estaria pronto para uso mas sua reinauguração estaria sendo atrasada pela União para prejudicar o governo de Eduardo Leite.
A Fraport emitiu nota na quarta-feira (28) desmentindo a afirmação do deputado do PL. A concessionária afirma que o trabalho segue o cronograma estabelecido e que "não há qualquer entrave dos órgãos públicos quanto ao andamento da recuperação do aeroporto" (veja detalhes do andamento abaixo).
— A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já se manifestou de forma oficial, desmentindo categoricamente e informando a população que trata-se de informação inverídica, improcedente, com objetivo político — denunciou Pimenta.
Zucco respondeu, também em vídeo, acusando o ministro de ter sido "irresponsável". O deputado citou a função parlamentar de fiscalização do governo federal, e informou que iria pedir instauração de processo no Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar a denúncia do suposto boicote.
— O senhor foi irresponsável. Pimenta, quem não deve não teme. Não estamos espalhando mentiras. Nós vamos investigar as denúncias, estamos apenas cumprindo nosso dever constitucional — rebateu Zucco.
A réplica de Pimenta veio na quarta, citando a nota da Fraport de que as obras seguem os prazos estabelecidos, e lembrando da sua visita ao aeroporto junto com o ministro do TCU, Vital do Rêgo.
— Deputado Zucco, o senhor é um mentiroso. O senhor já foi desmentido pela Anac e pela Fraport. O que leva uma pessoa que não contribui em nada com a reconstrução ou para a reabertura do aeroporto se dedicar a produzir mentiras e fake news? Seja honesto, pelo menos uma vez.
Por fim, Zucco publicou sua tréplica citando a fábula "A montanha pariu um rato", de Esopo. Ele cita o fim da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, comandada por Pimenta, a quem o deputado se refere como "Montanha" — que seria o apelido do ministro em lista de propinas da Odebrecht, envolvimento que é negado por Paulo Pimenta.
— O "Montanha" pariu um rato. Prometeu durante quatro meses um monte de coisa e não entregou nada — diz Zucco.
Fraport confirma retomada em outubro
Em nota divulgada nesta quinta-feira (29), a concessionária responsável pelo aeroporto Salgado Filho confirmou o dia 21 de outubro para a retomada parcial das operações. As obras na pista devem ser concluídas em 16 de dezembro. Segundo o diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport, Cássio Gonçalves, as obras necessárias para retomar a operação em outubro estão 50% concluídas.
No momento, a recomposição do aeroporto está na fase 2, com trabalhos de fresagem e recomposição de massa asfáltica. O trecho da pista que será utilizado a partir de outubro está concluído, mas as equipes atuam nas vias que fazem conexão da pista com o pátio e outras áreas do aeroporto. Três usinas de asfalto estão instaladas no Salgado Filho para dar agilidade ao processo.
Na área interna do terminal de passageiros, estão em andamento o polimento do granito, troca de paredes de drywall e remontagem de equipamentos elétricos após limpeza das peças — como esteira de bagagens, elevadores e escadas rolantes.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.