A grande novidade da pesquisa AtlasIntel sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo é o crescimento de uma figura que tumultua os debates, mente sem corar, acusa sem provas e corre o risco de não poder disputar a eleição — já que o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro da candidatura por abuso de poder econômico. Trata-se de Pablo Marçal, candidato do nanico PRTB, partido que não tem sequer um deputado federal ou senador.
Marçal é um fenômeno de internet, aquilo que se poderia chamar de um alpinista político que faz campanha pela negação da política. Na pesquisa, liderada por Guilherme Boulos (PSOL) com 28,5%, seguido do prefeito Ricardo Nunes (21,5%), Marçal assumiu o terceiro lugar, com 16,3%. Em outros levantamentos, vinha empatado tecnicamente com o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB), mas descolou. Datena aparece em quinto lugar, com 9,5%. Foi ultrapassado por Tabata Amaral (PSB), com 12%.
Como explicar esse fenômeno? Pela capacidade das redes sociais de alavancarem um candidato que não tem compromisso com propostas e se alimenta da lacração. Marçal tem 13 milhões de seguidores no Instagram e soma 9,5 milhões entre TikTok e YouTube. Ganhou 200 mil seguidores no TikTok depois dos debates. Seus vídeos curtos, com cortes dos embates com os adversários, são vistos por milhões de pessoas. Só os que contêm infrações à lei eleitoral foram vistos por 825 milhões de pessoas.
O Ministério Público pediu a cassação da candidatura porque Marçal já admitiu que paga para seguidores compartilharem seus vídeos. Ele nega, mas na internet são populares os vídeos em que ele “ensina” os seguidores a ganharem dinheiro “com os cortes de Marçal”. Em um dos mais populares, ele diz: “Tem garotos de 18 anos ganhando R$ 400 mil com meus cortes”. Para os eleitores que pretendem votar nele não importam as denúncias de que já foi condenado por captar e-mails que eram encaminhados a uma quadrilha que aplicava fraudes e roubava dados bancários, por exemplo.
Porto Alegre não tem nesta eleição um Pablo Marçal, o que é ótimo. Os quatro candidatos com representação no Congresso podem se atacar aqui e ali, mas em nenhum momento chegam perto das performances maliciosas do influenciador. São preferíveis os debates sem graça do que atuações circenses de um candidato sem preparo para gerenciar uma capital e que cresce desrespeitando a lei.
Sobre a pesquisa:
A pesquisa AtlasIntel foi realizada entre os dias 15 e 20 de agosto, com recursos próprios. Foram ouvidos 1.803 eleitores da capital paulista. O levantamento tem nível de confiança de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-02504/2024.
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