A reunião de líderes da Assembleia, nesta terça-feira (20), definiu o calendário de sessões até o início de outubro. A combinação entre a Expointer e a campanha eleitoral vai esvaziar as sessões plenárias nas próximas semanas. Apenas no dia 10 de setembro haverá sessão de votação, com previsão de apreciação de cinco propostas, entre elas o Projeto de Lei Complementar (PLC) 256/2024, do Executivo, que tramita em regime de urgência desde 8 de agosto.
O PLC 256 trata de estratégia de pessoal para órgãos da segurança pública do Estado, com alterações nas carreiras e funções de quadros da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias e Susepe.
Na reunião das lideranças, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), os líderes de bancada definiram que a Assembleia transfere suas atividades na próxima semana para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para que os deputados possam participar da 47ª Expointer — realizada entre 24 de agosto a 1º de setembro. No período não haverá sessões plenárias, mas as comissões e os parlamentares realizarão reuniões e audiências públicas na Casa da Assembleia na Expointer.
Em setembro estão previstas duas sessões solenes: uma no dia 3, em homenagem à Semana da Pátria, e outra no dia 17, para celebrar o aniversário da Revolução Farroupilha.
Os líderes também chancelaram a decisão da Mesa Diretora de autorizar que as sessões plenárias dos dias 4 e 11 de setembro (duas quartas-feiras) sejam híbridas, seguindo o formato das sessões das quintas-feiras. A partir de 18 de setembro as sessões estão canceladas em função do período eleitoral, e serão retomadas em 8 de outubro.
É assinante mas ainda não recebe a minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.