Nas duas amostras do que será o debate eleitoral em Porto Alegre, na Rádio Gaúcha e na Bandeirantes, ficou claro que os quatro principais candidatos ainda não têm clareza do que fazer para chegar à meta de melhorar os indicadores da educação. As propostas são vagas, sem cálculo de quanto custam e sem a devida atenção ao diagnóstico. Dizer que vai trabalhar para acabar com o déficit de vagas na creches e para oferecer educação de qualidade no Ensino Fundamental é o óbvio ululante.
É possível que o eleitor de classe média e alta seja tão condescendente com o descaso histórico com a educação em Porto Alegre porque seus filhos estudam na rede estadual ou particular. Trata-se de uma visão egoísta e desconectada da realidade, porque se as crianças não se alfabetizam na idade certa ou terminam o Ensino Fundamental sem saber o básico, é a cidade que perde.
Já está mais do que provada a importância da educação para o aumento da produtividade, que se reflete em elevação do Produto Interno Bruto, aumento da renda e, consequentemente, elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
No governo do prefeito Sebastião Melo, a educação foi uma das áreas mais castigadas. Primeiro, pela falta de um projeto claro. Segundo, pelo troca-troca de secretários — a Smed está no seu quarto titular. Terceiro, porque a preocupação não foi com um projeto pedagógico, mas com a compra de equipamentos, sem o devido treinamento dos professores.
A aquisição de livros e materiais didáticos sem licitação, com sinais de direcionamento, resultou na Operação Capa Dura e em uma denúncia de corrupção pelo Ministério Público.
Tempo integral é inadiável
Nem Juliana Brizola (PDT), que tem a educação como pauta principal, expressa com clareza o que pretende fazer. Escolas de tempo integral, como defende, são inadiáveis, mas como estendê-las para todas as áreas de vulnerabilidade?
O desafio de quem for eleito não será apenas de garantir vaga para quem está na fila da educação infantil, mas adotar políticas que evitem a evasão escolar e elevem o nível de aprendizagem.