Mais conhecido como torcedor fanático do Grêmio do que por sua atuação política, o deputado Gaúcho da Geral deverá ser indicado pelo governador Eduardo Leite para uma secretaria de Estado. A senha foi dada pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (PSDB), ao abrir a convenção em que foi confirmado como candidato à reeleição.
— Acabo de receber ligação da Casa Civil: Gravataí terá um deputado de verdade — disse Zaffalon, referindo-se ao suplente Dimas Costa (PSD), que anunciou apoio à sua reeleição.
À coluna, Zaffa disse que não só a Casa Civil lhe deu a informação como em discurso na convenção o deputado Professor Bonatto (PSDB) reafirmou que Dimas será deputado. O prefeito ainda não sabe para onde irá Gaúcho da Geral, mas desconfia que seja para a Secretaria de Esportes. Se isso acontecer e Danrlei reassumir o mandato na Câmara, o primeiro suplente de deputado federal do PSD, Luciano Azevedo, terá de retornar ao Rio Grande do Sul.
Dimas era pré-candidato a prefeito, mas desistiu para apoiar o prefeito, que concorrerá por uma aliança de 11 partidos. Será uma eleição "da criatura contra o criador": Zaffa enfrentará o ex-prefeito Marco Alba, que impulsionou sua carreira política, mas rompeu com ele quando o prefeito não quis abrir mão de disputar a reeleição.
Há vários meses circula a especulação de que Gaúcho da Geral será secretário, mas é a primeira vez que um líder do porte de Zaffalon anuncia ao microfone a ida de Dimas Costa para a Assembleia. O Piratini ainda não confirmou a informação do prefeito. O líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), diz que não foi informado de nada.
O governo deve promover mudanças no secretariado nos próximos dias. Um dos cargos que serão preenchidos é o de secretário de Turismo, que está nas mãos de um interino há um ano e um mês.
Inicialmente, a informação era de que Ronaldo Santini deixaria a Secretaria de Desenvolvimento Rural para Vilson Covatti e iria para o Turismo. O Piratini desmentiu, apesar de Covatti ter dito à coluna que um interlocutor do governo lhe perguntou para que secretaria gostaria de ir e ele teria respondido que, por sua origem, poderia colaborar com a agricultura familiar.