O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Se o clima não estava bom na novela política de Santa Cruz do Sul, o Podemos tratou de começar um novo capítulo. Em comunicado um tanto confuso, o partido anunciou que não terá candidato a prefeito ou vice na cidade (leia a íntegra abaixo). A vereadora havia sido lançada como pré-candidata à prefeitura.
Na carta do Podemos, assinada pelo presidente municipal, Edson Alberto Kern, o partido afirma que não irá "tolerar calado a corrupção", sem indicar algum caso específico de desvio na conduta pública.
"Faz-se necessário dizer de maneira clara que as coligações partidárias são fundamentais para tornar o projeto possível, o que não ocorreu. Em um somatório de fatores, muitas vezes viciosos, amarras impedem avanços mais urgentes", diz trecho da nota.
Nicole é noiva do deputado federal e presidente do PP no Estado, Covatti Filho. O Progressistas é quem comanda a cidade atualmente, com a prefeita Helena Hermany, e por isso as relações ficaram estremecidas.
A pré-candidatura de Nicole Weber gerou desconforto entre os progressistas — em grupo do Whats com líderes do partido, o filho da prefeita, Henrique Hermany, chamou Covatti de "covarde" e "omisso".
Em entrevistas à imprensa local no início do mês, Nicole reafirmou que seria candidata à sucessão da prefeitura. Sua chapa teria o apoio do Novo, que indicaria o vice. Agora, fora da disputa, a vereadora tentará mais uma vez conquistar uma cadeira na Câmara Municipal.
Confira o comunicado na íntegra
"COMUNICADO OFICIAL
PODEMOS - DIRETÓRIO SANTA CRUZ DO SUL
"Sonhar e fazer uma Santa Cruz melhor para todos." - é assim que o Podemos Santa Cruz do Sul anseia nossa cidade. Nosso partido provém nesta terra com o dever de fazer diferente do que atualmente acontece. Este partido, em seu Diretório Municipal, nasce com uma voz alta e clara, e diz: "em minha terra não toleraremos calados a corrupção".
O Podemos Santa Cruz do Sul está forte, representado por um magnânimo time que busca dar voz há milhares de santa-cruzenses. Estampamos o anseio dos jovens e dos mais velhos. Estampamos o anseio de todos aqueles que não querem mais se calar para poucos. Santa Cruz do Sul é manto de esperança, força, trabalho e união.
Em nosso sonho, que segue vivo, visualizamos uma cidade boa para se viver em todas as suas esferas, porém é preciso visar que sozinhos a revolução nem sempre alcunha o êxito. Faz-se necessário dizer de maneira clara que, as coligações partidárias são fundamentais para tornar o projeto possível, o que não ocorreu. Em um somatório de fatores, muitas vezes viciosos, amarras impedem avanços mais urgentes.
Na balança das ideias e ideais para um futuro próspero em nossa cidade, o fortalecimento de um partido criado recentemente deve ser levado em consideração, por isso, buscaremos fortalecer nossa atuação através dos futuros candidatos(as) a Vereadores (as). Precisamos de toda força possível para que a mudança ocorra e, após meses de reuniões e tratativas, o Podemos Santa Cruz do Sul comunica que não apresentará nome(s) ao(s) cargo(s) de Prefeito(a) e/ou Vice-Prefeito(a) nas Eleições 2024.
EDSON ALBERTO KERN PRESIDENTE DO PODEMOS SANTA CRUZ DO SUL"