O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
A contenda que envolve o comando do PL no Rio Grande do Sul ganhou novos capítulos nesta quarta-feira (3). Em nota, quatro deputados federais contestaram as informações divulgadas na terça-feira (2) por Giovani Cherini, que saiu de reunião com o presidente nacional, Valdemar Costa Neto, garantindo que fica na presidência do partido.
Assinado por Bibo Nunes, Marcelo Moraes, Luciano Zucco e Ubiratan Sanderson, o comunicado (leia a íntegra abaixo) diz que as declarações de Cherini "são de sua responsabilidade" e que a permanência dele no comando da legenda será definida na próxima semana, em reunião entre os parlamentares e Valdemar.
De sua parte, Cherini se reuniu durante a tarde com o ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra da legenda. Conforme comunicado divulgado pela assessoria do deputado, Bolsonaro "elogiou a liderança de Cherini à frente do PL gaúcho".
Revelada pela coluna, a disputa pelo comando agita os bastidores da agremiação. Os outros quatro deputados federais da legenda almejam alterar o comando do partido e a composição da executiva estadual.
Cherini assumiu o PL em 2016 e tem tido a permanência renovada por Valdemar nos últimos oito anos. No entanto, os outros deputados reivindicam mais espaço nas decisões sobre as eleições municipais e o planejamento do partido.
A coluna procurou o diretório nacional do PL em busca de uma posição de Valdemar Costa Neto e aguarda resposta.
Leia a íntegra da nota dos deputados:
"As declarações feitas pelo Deputado Giovani Cherini sobre sua condição, permanência e futuro na presidente do PL/RS são de sua responsabilidade, não contando com a anuência de nenhum dos 4 deputados federais abaixo assinado.
Sendo o Partido Liberal a legenda de maior representatividade no parlamento nacional, tendo como patrono o presidente Jair Bolsonaro e o firme compromisso com as diretrizes da verdadeira direita brasileira, precisamos e vamos trabalhar para a construção de um partido cada vez mais forte, coeso e fiel aos ideais conservadores, com gestão competente, transparente, democrática e resolutiva.
É fato notório que Jair Bolsonaro é o grande responsável pelo crescimento do Partido Liberal no Brasil, que com a chegada de Jair Bolsonaro, centenas de parlamentares e milhares de patriotas fiéis ao povo brasileiro, transformaram o PL num dos maiores e mais promissores partidos do mundo.
Assumimos, desde a chegada de Jair Bolsonaro ao PL, uma enorme responsabilidade com os programas e projetos da direita brasileira, defendendo de forma inarredável a vida, o direito à propriedade, o direito à legítima defesa, à proteção da família e o fortalecimento da nossa economia.
Na semana que vem haverá uma importante reunião em Brasília, entre os deputados federais e o presidente nacional do PL, onde a permanência ou não da atual direção regional do PL será decidida.
Deus, Pátria, Família e Liberdade!
Brasília/DF, 3 de julho de 2024.
Bibo Nunes, Marcelo Moraes, Sanderson e Zucco"