O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Os pré-candidatos a vereador de Porto Alegre pela federação PSDB-Cidadania se reuniram neste final de semana para um curso de imersão visando a campanha eleitoral. Entre o sábado (20) e o domingo (21), os concorrentes à Câmara receberam lições sobre como conquistar votos, lidar com as redes sociais e tratar de questões jurídicas e contábeis da eleição. O curso foi ministrado pelo consultor Marcelo Vitorino, referência nacional na área de marketing político.
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, veio ao Rio Grande do Sul para acompanhar a atividade. Já o governador Eduardo Leite, que está em missão na Alemanha, participou por videoconferência.
A federação planeja lançar nominata completa para a Câmara, com 36 concorrentes, sendo 24 do PSDB e 12 do Cidadania. Pelas regras eleitorais, os dois partidos são obrigados a estar no mesmo palanque também na eleição para a prefeitura.
O PSDB mantém a disposição de lançar candidato próprio, mas até agora não lançou nenhum nome. Já o Cidadania chegou a apresentar a deputada federal Any Ortiz, mas a maior parte do partido tem disposição de apoiar a reeleição de Sebastião Melo (MDB).
Presidente do PSDB municipal, o vereador Moisés Barboza diz que é natural a disposição do partido em lançar candidatura, a fim de apresentar as realizações do governo Leite na Capital e defender as ideias do partido. Segundo ele, a discussão sobre a eleição majoritária envolverá as direções dos dois partidos e os pré-candidatos a vereador.
— Vamos fazer a conversa no nosso tempo, não no tempo que os outros querem. Continuamos buscando nomes para uma possível candidatura, mas nenhuma hipótese esta descartada — disse Moisés.
Com quatro cadeiras na Câmara atualmente, a federação PSDB-Cidadania almeja eleger até cinco vereadores na eleição de outubro.