Um dos ministros mais próximos do presidente Lula, o gaúcho Paulo Pimenta perdeu a mãe nesta segunda-feira (15). Rita Beatriz Severo Pimenta estava internada há uma semana em um hospital na capital federal e morreu no início da tarde, aos 90 anos.
“Com 90 anos muito bem vividos, ela deixa filhos, netos, bisnetos, noras, genros e amigos com muitas saudades e a certeza de que está descansando em paz”, registrou, em nota, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Natural de Alegrete, na Fronteira Oeste, Rita Beatriz foi ainda jovem para Santa Maria, onde estudou e se formou professora normalista. Lecionou em escolas tradicionais da cidade, como a Cícero Barreto, a Maria Rocha e o instituto Olavo Bilac.
Casada com Paulo Roque Mello Pimenta, que faleceu em 1988, ela teve cinco filhos: Ana Alzira, Maria Beatriz, Céres Cristina (falecida em 2019), Paulo Roberto e Marcelo. Foi dirigente da organização católica Movimento Apostólico das Mães de Schoenstatt em Santa Maria e em Porto Alegre.
A mãe de Pimenta estava internada há uma semana em Brasília, após ser diagnosticada com infecção urinária. A enfermidade evoluiu para o intestino e depois causou um infarto. A causa do óbito foi registrada como falência múltiplas de órgãos.
De acordo com a assessoria de Pimenta, os serviços fúnebres acontecerão em Brasília, onde Rita Beatriz morava desde 2020. Os atos de despedida serão no Cemitério Campo da Esperança, a partir das 19h.