Com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o governador Eduardo Leite assinou o decreto que cria a comissão encarregada de preparar os festejos dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, em 2025.
Descendente de italianos, o deputado Guilherme Pasin (PP), ex-prefeito de Bento Gonçalves, recebeu o embaixador e o cônsul Valerio Caruso e destacou o trabalho dos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul sem nada além da força de trabalho e transformaram as regiões onde se instalaram.
No que depender de Pasin, a comemoração do sesquicentenário não ficará restrita à data: cada colônia, fará sua celebração e eventos consagrados, como a Fenavinho e a Festa da Uva farão parte do calendário de celebrações.
Na viagem que fará à Itália e à Alemanha, a partir de sexta-feira, Leite vai tratar com os governos locais do sesquicentenário da imigração italiana e do bicentenário da chegada dos alemães que desenvolveram a região do Vale do Sinos e arredores.
Na Vinitaly, uma das maiores feiras de vinho do mundo, em Verona, empresas gaúchas vão mostrar o que aprenderam com os italianos e expor produtos do segmento premium. O governo do Rio Grande do Sul terá um estande na feira. Estão confirmadas as participações de Miolo, Casa Valduga, Don Giovanni, Vinhos Fabian, Pizzato, Don Guerino, Tenuta Foppa & Ambrosi, Vinícola Aurora e Viapiana.
Mais voos para o Salgado Filho
A agenda do governador à Itália e à Alemanha terá dois encontros para tratar de aumento do número de voos internacionais no Aeroporto Salgado Filho.
Em Roma, Leite e os secretários e deputados que o acompanham terão encontro com a direção da Neos Airways, para discutir a possibilidade de um voo direto entre o Rio Grande do Sul e a Itália.
Com a direção da Fraport o encontro será em Hamburgo. Na pauta, a ampliação da estrutura do Salgado Filho (ou Porto Alegre Airport) para receber passageiros de voos internacionais. A ideia é ampliar os voos para a Europa, hoje só realizados pela TAP.