O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Um almoço deve reunir quase todos os ex-governadores do Rio Grande do Sul no final de abril, na residência de Alceu Collares (PDT), em Porto Alegre. O encontro está sendo organizado pela esposa de Collares, Neuza Canabarro, e pelo ex-governador Jair Soares (PP).
Além Collares e Jair, foram convidados Pedro Simon (MDB), Olívio Dutra (PT), Germano Rigotto (MDB), Yeda Crusius (PSDB), Tarso Genro (PT) e José Ivo Sartori (MDB). Antônio Britto, eleito pelo MDB, vive em São Paulo e tende a faltar.
Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) não foi chamado.
Exigência
Pré-candidato a prefeito de Porto Alegre, o deputado estadual Felipe Camozzato já avisou ao comando do Partido Novo que só vai para a disputa se a legenda garantir sua participação nos debates de rádio e TV.
Para isso, será preciso filiar mais um deputado federal ou senador, já que as emissoras são obrigadas a convidar apenas candidatos cujos partidos tenham ao menos cinco representantes no Congresso. O Novo tem quatro.
Exemplo goiano
Além de palestrar no Fórum da Liberdade, onde se declarou pré-candidato a presidente, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), almoçou com empresários em Porto Alegre.
O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, aproveitou o ensejo e usou Caiado como exemplo para defender a elevação do ICMS no Estado, lembrando que o goiano criou uma taxa extra sobre produtos agrícolas e tem usado o recurso para recuperar estradas.
Mânica sustentou que o mesmo ocorrerá no Rio Grande do Sul caso seja aprovado o aumento da alíquota modal.
Crescimento
No final de semana, chegou a 209 o número de entidades que subscreveram a carta da Federasul contra o aumento do ICMS.
Despedida
Disposto a concorrer a prefeito de São Borja, Tiago Cadó (PDT) deixou o cargo de secretário-adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Profissional no governo Leite.
A saída foi comunicada pessoalmente ao governador, na semana passada.
Na memória
O cartunista Ziraldo, que faleceu no sábado aos 91 anos, deixou sua marca na política nacional. Em passagem por Porto Alegre, nos anos 1980, ele criou a chama que ilustra a logomarca do MDB.
Ziraldo também desenhou o sol sorridente que simboliza o PSOL.
Planejamento
A direção estadual do MDB recebe nesta segunda-feira (8) em Porto Alegre os 33 coordenadores regionais para aprofundar o mapeamento das candidaturas no RS. Levantamento feito fim do ano indica a intenção de lançar candidatos a prefeito em 309 cidades.
Nova York
Após viajar para a Itália, nesta semana, o governador Eduardo Leite irá a Nova York em maio. Ele será painelista em evento do grupo Lide, no dia 14.