Familiares, amigos e fãs se despediram do cartunista Ziraldo neste domingo (7). O artista morreu no sábado (6), de causas naturais, aos 91 anos. O corpo do desenhista foi sepultado por volta das 16h30min no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
A cerimônia de despedida começou às 10h, em um velório aberto ao público, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Ao lado de seu caixão foi posicionado um exemplar do boneco do Menino Maluquinho, uma de suas principais obras.
Trabalhos e ensinamentos do desenhista e escritor foram relembrados durante a despedida, como a luta contra a ditadura e o incentivo à educação e à literatura. Ao g1, Daniela Thomas, uma das filhas de Ziraldo, falou sobre o legado deixado pelo pai.
— Meu pai é uma pessoa cuja obra tem uma grande conexão com as pessoas. Naquelas filas enormes das bienais vinham o avô, o filho e o neto e, às vezes, o bisneto. Todos com um livro esmagado, lido, usado. E isso é lindo — destacou.
Ziraldo morreu em casa. Ele estava fora da atividade pública e criativa desde setembro de 2018, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). Cinco anos antes havia ele sofrido um infarto durante uma passagem pela Alemanha.
Obra
Aclamado pelo trabalho literário infantil, Ziraldo recebeu diferentes premiações, como o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Levou ainda o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1980, com O Menino Maluquinho, e novamente em 2012, com Os Meninos do Espaço.
Na década de 1960, publicou a primeira revista em quadrinhos de sucesso, a Turma do Pererê, que seria cancelada pouco tempo depois do golpe militar de 1964. Voltaria ainda em edições pela Abril e Editora Primor nas décadas seguintes.
Sua mais conhecida criação, o Menino Maluquinho nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. O personagem deu origem ao livro infantil campeão de vendas e ao filme de grande sucesso nos cinemas do país. O longa será exibido neste domingo na RBS TV. A sessão começa logo após a edição do Big Brother Brasil.