Sob comando da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o PSDB gaúcho começa o ano de 2024 sondando o terreno para a eleição municipal. A ideia é encomendar pesquisas quantitativas e qualitativas para identificar a demanda dos eleitores e o potencial dos candidatos tucanos.
Paula planeja percorrer as principais regiões do Estado com a chamada Caravana 45, nos fins de semana, entre fevereiro e julho, para ouvir as bases e buscar parcerias na eleição para prefeitos. A meta do PSDB é manter as cidades que já governa e ampliar o número de prefeituras. Entre elas estão Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Viamão e Gravataí.
Em Porto Alegre, o sonho é reconquistar a prefeitura, que foi administrada por Nelson Marchezan entre 2017 e 2020. O nome preferencial do PSDB é o da deputada Nadine Anflor, que seria, nas palavras de Paula, “uma novidade e uma opção de centro”. Nadine ainda não deu o sim. Ela está passando as festas de fim de ano no interior, com a família, e retorna a Porto Alegre dia 8, para assumir a presidência da Assembleia Legislativa, no lugar de Vilmar Zanchin, que será governador por dois dias.
—Vou conversar com o governador Eduardo Leite quando ele retornar das férias, mas a definição poderá ficar para o final do mês. Sei que o partido vai fazer pesquisas, mas, independentemente do resultado, sigo com vontade de permanecer onde estou — disse Nadine à coluna.
Outra opção, de acordo com Paula, é o chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Embora seja um técnico, Artur ganhou experiência política trabalhando ao lado de Leite. Como o PSDB forma uma federação com o Cidadania, o nome da deputada Any Ortiz é sempre lembrado como uma opção, mas ela não se mostra interessada em concorrer.
Em Pelotas, o preferido do PSDB é o deputado Daniel Trzeciak, mas ele hesita em assumir a candidatura porque teme decepcionar os eleitores de outros municípios que o escolheram como deputado federal. As outras opções são o vice-prefeito Idemar Barz, o gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, e o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.