Quando assumiu a presidência da OAB-RS para o triênio 2022-2024, em janeiro de 2022, Leonardo Lamachia se comprometeu em estar perto dos advogados e das advogadas de todo o Rio Grande do Sul.
Neste mês de dezembro, ele completou 123 mil quilômetros rodados pelas estradas gaúchas, sempre com o objetivo de estar ao lado da advocacia e da sociedade. Lamachia visitou todas as 107 subseções da OAB gaúcha, mais de uma vez, além de ter comparecido à posse de todas as suas diretorias, o que nunca havia ocorrido.
Lamachia estava na estrada quando testemunhou o estouro de uma barragem que interditou a BR-116 em Camaquã e, de lá, passava informações para a Rádio Gaúcha sobre a situação.
Agora, Lamachia também passou a frequentar municípios que sequer têm subseções, como fez recentemente em Flores da Cunha e Mostardas, de forma inédita na entidade.
— Meu principal objetivo é resgatar o orgulho da advocacia gaúcha, que passou por uma grave crise durante a pandemia, mas que consegue ver na sua entidade de classe um esteio para dias melhores, com ações concretas em defesa da classe e das prerrogativas — diz ele, reforçando que o compromisso de estar ao lado da advocacia em cada subseção acompanhará a sua gestão até o último dia.