As palmas abafaram a algazarra das crianças no Festival de Ciências, Inovação e Tecnologia quando o prefeito Pedro Almeida anunciou os nomes dos alunos que viajarão à Suíça em abril. Os premiados são do 7° ano do Ensino Fundamental e seguem a trilha do grupo que neste ano esteve em Barcelona para conhecer o berço das cidades educadoras.
Os vencedores são Nicoly Simão Possel (Linguagens), Lucas de Lima da Silva (Matemática), Bernardo Vargas Micheletto (Ciências Humanas) e Emily Risson Zanella (Ciências da Natureza). Uma quinta aluna, Kiara dos Santos Prestes, foi indicada pela escola vencedora da Gamificação no Ensino Fundamental, a Antonino Xavier.
Para Lucas, de 13 anos, a classificação em matemática tem uma explicação: a partir do momento em que ele descobriu a relação entre os conteúdos e a vida real, tudo ficou mais fácil. Tomou gosto pela matemática e virou o destaque da turma. O menino ainda não sabe se vai ser engenheiro ou músico. No turno inverso ao da escola, ele estuda bateria em outro projeto da prefeitura de Passo Fundo, o da Escola Yamandú Costa.
Cada aluno vai à Suíça acompanhado de seu professor da área pela qual foi premiados.
A escolha da Suíça como destino para a missão de 2024 foi definido pelo fato do país ter uma das melhores taxas de desenvolvimento humano e econômico a partir dos investimentos em ações educacionais. Outro motivo foi o fato de a Be8, empresa de Erasmo Batistella, ter uma fábrica de biodiesel na Suíça. Be8 é uma das parceiras da prefeitura que ajudam a viabilizar a viagem.