Com a intenção de apresentar candidatura própria à prefeitura de Porto Alegre em 2024, os vereadores do PSDB Moisés Barboza, Gilson Padeiro e Conselheiro Marcelo marcaram um café nesta sexta-feira (6) com a deputada estadual Nadine Anflor, principal nome do partido para concorrer ao cargo.
Nadine ainda não respondeu se aceitará o desafio, e tem dito que precisa conversar com o governador Eduardo Leite, que também é presidente nacional da legenda.
— Quero ajudar, independente do que venha a acontecer. Os vereadores gostariam de ter candidatura própria. Eu acho importante e necessário — considera a deputada.
Antes de definir o que fará, o PSDB tem pela frente as convenções estadual e nacional em outubro e novembro, respectivamente. O presidente municipal da sigla, Moisés Barboza, diz que a decisão sobre ter candidato próprio deve ocorrer em dezembro, após os ritos internos.
— Nós respeitamos o tempo de decisão dela (Nadine), mas queríamos deixar claro que estamos unidos em torno dessa possibilidade. Seria um nome maravilhoso — avalia Moisés.
Hoje, o PSDB integra a base aliada do prefeito Sebastião Melo (MDB), que concorrerá à reeleição. Questionado sobre como as propostas de uma candidatura tucana iriam se diferenciar de Melo, Moisés disse que o partido trabalha na estruturação de um projeto para a gestão da cidade e que a sigla defenderá a sequência de "tudo o que for bom", ressalvando que "alguns ângulos de visão podem ser diferentes".
Além disso, um dos objetivos dos tucanos é apresentar candidatos que fujam da polarização entre apoiadores do presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
— Nós não vamos ter nenhuma candidatura dentro das bolhas bolsonaristas ou lulistas. A gente tem conversado com os futuros candidatos a vereador para ver o perfil, porque o PSDB não apresentará candidatura dentro das bolhas — ressalta Moisés.