Prevenção à saúde não tem mês específico: todo dia é dia de fazer exames, de vacinar os filhos, de se imunizar contra as doenças de adultos. A ideia de atribui uma cor a cada mês tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de cuidados. O outubro rosa termina na terça-feira (31) com o lembrete de que é preciso fazer exames para prevenir o câncer de mama.
Na quarta-feira (1º), começa o novembro azul e aí o foco são os homens que nem sempre lembram da necessidade de prevenção do câncer de próstata.
Para marcar o outubro rosa, servidores do Centro Administrativo do Estado produziram uma imagem simbólica da adesão à causa. Vestidos com camiseta rosa, o grupo se reuniu na rampa de acesso da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo, para uma foto coletiva.
A campanha do outubro rosa não inclui apenas o câncer de mama, mas também o de útero.
A foto foi uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, e parte da programação da Semana do Servidor 2023.
O governo terá de reforçar entre os servidores a campanha de vacinação contra a covid-19. Com o crescimento das internações, a Secretaria da Saúde está apelando à população em geral para que tome a dose de reforço (bivalente). Aumentaram também os casos de covid no Centro Administrativo do Estado.