A partir de segunda-feira (30), o ex-deputado Luiz Fernando Záchia (MDB) troca o comando da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) pela presidência da Procergs, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo do Rio Grande do Sul, estatal vinculada à Secretaria do Planejamento.
Não haverá solenidade de posse: Záchia será apresentado aos funcionários, receberá um diagnóstico da companhia e começará a trabalhar em seguida.
— Não sou mais político. Não preciso de ato de posse com pompa e circunstância — brinca Záchia, ex-presidente da Assembleia.
O futuro presidente reconhece que tecnologia da informação não é seu território, mas diz que foi escolhido por entender de gestão:
— Precisamos dar mais celeridade aos processos. A Procergs detém o monopólio de muitos serviços prestados ao Estado e precisa ser desafiada. As coisas hoje avançam de forma muito rápida e a digitalização precisa ser uma realidade em todas as secretarias.
De sua passagem pela EGR, uma empresa que o governador Eduardo Leite quer extinguir quando repassar para o setor privado todas as rodovias que ela gerencia hoje, Záchia diz que foi uma experiência muito boa:
— Conseguimos mostrar que uma estatal pode ser ágil e enxuta. No ciclone extratropical que afetou a região de Santo Antônio da Patrulha e Caraá, conseguimos entregar uma ponte nova em 42 dias.
O comando da EGR ficará com o diretor Luís Fernando Vanacôr, servidor de carreira.